20 milhões de Nintendo Switch já foram vendidos; o que isso significa? – GQ

6

Quioto deve estar em festa. A Nintendo informa nesta terça-feira (31) que um total de 19,67 milhões de unidades do Nintendo Switch foram vendidas. Considerando que o apanhado considera o período de março de 2017 (quando ele foi lançado) até 30 de junho, é razoável imaginar que a marca dos 20 milhões já foi superada pelo mais recente console da casa japonesa. Esperamos que tenha uísque para todo mundo.

A princípio o número  tem um baita valor: significa que o fantasma do Nintendo Wii U foi exorcizado de uma vez por todas. O videogame, que fez a Nintendo perder chão no mercado de consoles de mesa (que divide com os competitivos PlayStation e Xbox), bateu a marca dos 13,56 milhões de unidades vendidas até seu derradeiro fim em 2016, a pior marca dos mais de 100 anos da Nintendo – desconsiderando o fracasso do Virtual Boy, sua primeira aventura em realidade virtual lá em 1995 que resultou em apenas 770 mil cópias comercializadas. 

Mas se o Switch se distancia dos fracassos, ainda está longe de alcançar a maior história de sucesso da japonesa: o Nintendo Wii, que colocou a marca no radar de gente que não necessariamente consideraria um videogame na sala de estar. O Wii era uma máquina simples, barata e que trocou botões por gestos físicos do jogador; um queridinho de avós e titios, não apenas da massa gamer. O resultado: 101,63 unidades vendidas pelo mundo todo entre 2006 e 2013.

É preciso, claro, considerar a velocidade do fenômeno Switch: a performance do console no mercado chegou a surpreender mesmo os acionistas da Nintendo. De US$ 45,9 milhões de lucro entre abril a junho de 2016, a empresa passou a US$ 144,95 no mesmo período de 2017, muito devido ao Switch, lançado então há um mês. E ele seguiu precoce: dos 20 milhões de Switch nas mãos do consumidor, 5 milhões foram vendidos apenas nos primeiros 10 meses, um recorde para o mercado americano de videogames – para comparação, no mesmo período de seu ciclo de vida, o Wii bateu 4 milhões.

+ Rafael Nadal e Mario se enfrentam em jogo de tênis
+ É assim que a música de ‘Game of Thrones’ soa em um Nintendo Labo

Com mais de um ano de mercado, o Switch agora está mostrando sinais de desaceleração. Entre abril e junho, foram 1,88 milhões vendidos, uma pequena queda ano a ano e apenas uma fração dos 20 milhões que a Nintendo quer colocar nas mãos de compradores até março de 2019 – e que ajuda o novato a ficar na cola do Wii. O truque é o que todo dono de Switch sabe bem: é preciso investir em bem mais jogos de qualidade. A Nintendo prevê um fim do ano energético nesse sentido, com dois novos Pokémon, o próximo Super Smash Bros. e títulos da série Dragon Quest – hit no Japão – a caminho.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários