2018: os estereótipos masculinos estão mudando em todo o mundo – GQ

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Forte. Resistente. Sério.

Por décadas, essas foram as palavras que usamos para descrever os homens. Mas, se os bancos de imagem são verdadeiramente um reflexo da nossa cultura atual, é hora de olhar para uma versão mais complexa da masculinidade.

Na mídia e na publicidade, vemos poucas identidades masculinas realistas para aspirar: o pai incompetente, o herói da publicidade esportiva, o cara durão dos comerciais de cerveja, a objetificação do homem de abdômen definido da Diet Coke e o sujeito quieto na publicidade de carros.

Two friends embracing during backyard party on summer evening (Foto: Getty Images)

Em 2007, as imagens mais vendidas de homens na iStock by Getty Images eram retratos de empresários parecendo autoritários com os braços cruzados. E isso era a norma – você acharia difícil encontrar imagens de homens se abraçando ou preparando o jantar para a família. Não é fácil calcular o dano que esses estereótipos tiveram na comunidade global depois de serem propagados pela mídia e pela publicidade por séculos.

Para começar a entender as consequências desses estereótipos, basta olhar para o modo como as mulheres foram retratadas na mídia e na publicidade. Por anos, elas só foram mostradas alegremente realizando tarefas domésticas tediosas ou retratadas como símbolos sexuais e isso moldou o modo como o mundo pensa as mulheres.

Couple of male friends having a party on the rooftop of the building at sunset, with snacks, drinks and music (Foto: Getty Images)

Mas, na última década, a Getty Images trabalhou bastante para derrubar os estereótipos femininos negativos, tanto por meio do desenvolvimento de conteúdo quanto através de parcerias com a Lean In, Refinery29 e Muslim Girl. Essas imagens – que mostram as mulheres como indivíduos multifacetados que são líderes no local de trabalho, independentes e poderosas – fornecem aos clientes conteúdo para retratar com precisão a mulher moderna.
Embora esses esforços não diminuam seu ritmo, agora é hora de duplicá-los para os homens.

Assim, depois de monitorar a evolução da masculinidade nos últimos anos, a equipe de pesquisa criativa da Getty Images acredita que em 2018 a Masculinidade Desfeita será uma tendência visual definidora.

Bare chested man standing at open window, leaning on sill, rear view (Foto: Getty Images)

Já estamos vendo o clima mudar quando os homens estão começando a olhar para dentro de si mesmos e questionar o significado da masculinidade. Veja as tendências atuais no hip-hop, um gênero de música conhecido por sua agressividade e combatividade, no qual artistas como Tyler, The Creator e Jay-Z estão explorando sua solidão, sexualidade e vulnerabilidade, emoções que seriam tabus naquela indústria apenas cinco anos atrás. Essencialmente, através de sua arte, eles estão rejeitando estereótipos de gênero tradicionais e desafiando representações unidimensionais dos homens.

Os dados mostram que o homem moderno está respondendo mais à narrativa empática e autêntica que visualiza as possibilidades complexas e diversas que fazem parte do fato de se tornar um homem. A coleção de imagens que a Getty Images lançou para acompanhar a tendência Masculinidade Desfeita apresenta fotografias de homens sem camisa abraçando e pais dobrando roupas enquanto cuidam de seus filhos. No local de trabalho, eles são mostrados como ouvintes ativos e trabalhando em colaboração com as mulheres. Estamos começando a ver essas imagens serem mais usadas em campanhas e publicidade em todo o mundo.

No entanto, ao analisar o comportamento do cliente, uma pesquisa por “homem brasileiro” na iStock mostra que o Brasil tem lidado com a adaptação às mudanças em relação ao resto do mundo. Ainda assim, as imagens mais populares são de homens jovens, atraentes e musculosos, com os braços cruzados olhando diretamente para a câmera.

Brooklyn, New York, USA (Foto: Getty Images)

No Brasil, a cultura do machismo está viva e passa bem. De fato, ainda há muito trabalho a ser feito na representação feminina. Permitir um espaço para que as mulheres sejam líderes respeitadas e assumam a liderança, como protagonistas de suas próprias histórias, dará espaço para que os homens possam olhar para dentro, abraçar suas nuances e emoções.
Se quisermos incentivar a mídia e os profissionais de marketing a usarem conteúdo diversificado e moderno, também precisamos inspirar os criadores de conteúdo a buscar novas maneiras de desafiar os estereótipos e investigar o futuro para fornecer as imagens que as marcas estão exigindo.

É hora de acabar com o machismo que tomou conta da cultura brasileira e traçar um novo caminho que retrata os homens em 2018. Sabemos que os jovens são fortemente influenciados pela cultura popular e é vital que não continuemos a perpetuar estereótipos tradicionais que existem há muito tempo.

Os homens não precisam ser fortes, duros e sérios para serem pais amorosos, filhos atenciosos e maridos cuidadosos – e eles nunca foram.

Fonte oficial: GQ

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