10 características que todos os empreendedores devem ter – Web Luxo

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O sucesso não é algo definido pelas notas na escola ou por quantos diplomas você já conseguiu. Também não se baseia em onde você nasceu ou em quem são os seus pais. Trata-se da sua personalidade, sua mentalidade e sua perspectiva sobre a vida.

Ao contrário da crença popular, você não precisa ser uma pessoa excelente em tudo para ser um empreendedor bem-sucedido.

De acordo com um recente estudo da CPP Inc., que realiza avaliações sobre carreira, personalidade e desenvolvimento profissional, as características mais importantes em um empreendedor são percepção e intuição. Isso ocorre porque o sucesso não aparece para os que são mais inteligentes. Ele surge para quem consegue detectar oportunidades e aproveitá-las.

Não basta ter uma ideia de negócio e capital para investir. O sucesso de uma pequena empresa ou startup depende muito do perfil do empresário. O empreendedor nato tem um conjunto de características indispensáveis. É ser otimista, ter coragem para aceitar riscos e um desejo de ser protagonista.

Tem que ter um propósito, o empreendedor precisa fazer uma coisa que ele acredita.


Veja a seguir, 10 características que empreendedores devem ter se quiserem ser bem-sucedidos


1- Paixão


Empreendedores não entram no mundo dos negócios por dinheiro. Isso pode ser um bônus, mas o verdadeiro benefício é fazer o que amam. Construir um empreendimento leva muito tempo e esforço. Isso significa se dedicar por horas e trabalhar mais do que a maior parte das pessoas. Se você não ama o que faz, não vai querer colocar em prática tudo que for necessário para alcançar o sucesso.

Os profissionais com veias empreendedoras não têm medo de trabalhar muito – eles estão focados em seus sonhos e visões. Também não desistem quando se deparam com desafios, não abandonam suas paixões e conseguem enxergar além. Como Steve Jobs disse uma vez: “Eu estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores bem-sucedidos de pessoas sem sucesso é a pura perseverança”.

2- Iniciativa


Colocar em prática uma ideia de negócio quando muitas pessoas tentam te convencer a não fazer é muito difícil. Muitos enxergam as oportunidades, mas não conseguem colocar em prática porque não tem iniciativa.

 

3- Motivação


Empreendedores são dedicados ao trabalho. Eles não são dependentes de um chefe ou de colega para empurrá-los em direção aos seus objetivos ou para ter seus trabalhos feitos. O impulso deles vem de dentro e permite que eles motivem as pessoas que estão ao seu redor.

Em seu livro “Leaders Eat Last: Why Some Teams Pull Together and Others Don’t”, o palestrante motivacional Simon Sinek escreveu: “Se suas ações inspiram outras pessoas a sonharem mais, aprenderem mais, fazerem mais e se tornarem mais, você é um líder”.

Empreendedores sabem como transmitir seus sonhos e inspirar outras pessoas a se juntarem a eles em suas jornadas para alcançá-los.

4-  Otimismo


Quando você está começando, parece que concretizar seu negócio é algo que nunca vai acontecer. Mas empreendedores não pensam assim. Eles são otimistas sobre o futuro e estão sempre olhando para ele.

Em seu ensaio “Thoughts on Various Subjects”, Jonathan Swift escreveu: “Visão é a arte de enxergar as coisas invisíveis”. Empreendedores têm a visão para dividir com os outros. Suas equipes entendem porque eles fazem o que fazem, qual o objetivo e qual é o papel deles no caminho para o sucesso.

Para ser um empreendedor bem-sucedido, você precisa ser orientado a um objetivo. Mas não é o suficiente apenas estabelecê-lo. Você precisa ter um plano e fazer tudo que pode para alcançar essa meta. Tudo o que você fizer precisa ter um propósito.

5-  Capacidade de Planejamento


Ter metas e monitorar as informações de uma empresa são atitudes necessárias para quem deseja crescer de maneira planejada. Para Leite, montar um plano de negócios no começo da empreitada e depois deixar de lado não é recomendável. O empreendedor precisa saber o quanto ele precisa vender para dar certo, o quanto precisa para ter de lucro. Tem que ter indicadores para acompanhar o negócio dele.

6- Criatividade


Empreendedores não pensam da mesma maneira que outras pessoas. Eles vêem o mundo de um jeito diferente e pensam fora dos padrões. Empresas são construídas a partir de grandes ideias, que precisam sair de um lugar criativo, a partir de uma forma de pensar que difere daquela das outras pessoas.

Em “Conversations with Maya Angelou”, o autor Jeffrey M. Elliot citou a escritora e poeta que dá nome ao livro ao afirmar: “Você não gasta a criatividade. Quanto mais você usa, mais você tem.” Empreendedores estão sempre procurando por novas maneiras de fazer as coisas e como torná-las melhores. Eles não estão satisfeitos com o status quo e têm ideias que podem mudar o mundo.

7- Autoconfiança


Confiar em suas próprias opiniões e transmitir confiança para sua equipe são comportamentos essenciais para quem almeja ter sucesso no mundo do empreendedorismo. Discutir os dilemas com alguém que você confia é uma maneira de trabalhar a autoconfiança. O mentor pode ser desde o investidor do negócio a um profissional experiente no mercado.

8- Liderança


Mesmo um profissional tendo trabalhado durante muito tempo como subordinado é possível que ele seja o líder de sua empresa. Empreendedor que fica mais preso no operacional acaba deixando de se desenvolver. E isso acaba refletindo no negócio.

Ele pode ser muito bom tecnicamente, mas tem que ter noção de gestão. Entretanto muitas vezes, é recomendável contratar alguém do que desenvolver a competência. Segundo Ribeiro, montar um time de sucesso é uma habilidade que nem todos os empresários possuem e que faz a diferença.

9- Perseverança


Desistir com facilidade não faz parte do dia a dia de nenhum empreendedor de sucesso. Não vai acertar de primeira, errar ajuda a conseguir ir para frente. Faz parte do sucesso ele errar. E é o empreendedor que tem perseverança para continuar que pode se destacar no mercado.

10- Arriscar


Arriscar-se faz parte do percurso quando você está começando um novo negócio. Mas aceitar os riscos não deve ser algo assustador. É algo necessário para alcançar seus objetivos e empreendedores bem-sucedidos entendem isso.

Em seu livro “The Four-Hour Workweek”, o empreendedor e autor Tim Ferriss escreve: “O que nós mais tememos fazer é, normalmente, o que mais precisamos fazer”.

Se você tem medo de se arriscar, nunca chegará a lugar nenhum. Ser complacente nunca vai fazer você alcançar a sua grandeza. Empreendedores não deixam incertezas e possíveis fracassos impedi-los de fazer o que precisa ser feito. Em vez disso, eles olham para os desafios e riscos como oportunidades, não problemas. Como o empresário Robert Kiyosaki escreveu no Twitter, “todos podem falar sobre o risco para você. Um empreendedor pode ver a recompensa”.

Fonte Oficial: Web Luxo.

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