O versátil molho cremoso de camarão, conhaque estragão – GQ

9

Sou louco por uma boa massa e por camarão – que, além de ótimas memórias, sempre me trazem enorme conforto. Além desses ingredientes, incorporo à coluna de hoje aqui na GQ Brasil uma dupla famosa por ser base de excelentes molhos que acompanham desde steaks a belas lagostas, passando por cortes de frango e afins: conhaque e estragão. Um molho bastante versátil, que é uma ótima pedida para quando estiverem recebendo amigos e familiares – ou quando simplesmente quiserem agradar (bastante) sua esposa ou marido. Falando em versatilidade, da mesma forma que resolvi servir os camarões com uma bela massa desta vez, esteja certo de que também ficariam ótimos com arroz branco e batatas sauté.

Vamos à receita do lasagnette com molho cremoso de camarão, conhaque e estragão. O resultado, acreditem, é glorioso.

Ingredientes (para 4 pessoas):

–  500 g de camarões médios (já limpos, sem as cascas e cabeças)
–  200 ml de caldo de camarão (veja a receita a seguir)
– 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
– 1 colher de sobremesa, rasa, de azeite extravirgem
– 1 colher de chá, rasa, de sal em escamas (ou flor de sal)
– pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
– 1/3 de xícara de cebola picada
– 2 dentes de alho assados (veja como fazer aqui)
– 1/3 de xícara de passata de tomate
– 200 ml de creme de leite fresco
– 1/3 de xícara de um bom conhaque
– 1 colher de sopa de estragão fresco, bem picadinho
– 350 g de lasagnette (se preferir, ou não o encontrar, substitua por fettuccine, linguine ou pappardelle)

Lasagnette com molho cremoso de camarão, conhaque e estragão (Foto: André Lima de Luca)

Modo de preparo:

Tempere os camarões com o sal, a pimenta-do-reino moída na hora e a colher de sobremesa de azeite.

Em fogo médio-alto, aqueça uma frigideira – grande, de preferência – e derreta a manteiga. Quando a mesma ficar bem quente e começar a mudar de cor, adicione os camarões e os doure ligeiramente (um minuto de cada lado, totalizando dois minutos). Sugeri uma frigideira suficientemente grande para receber todos os camarões sem ter que “empilhá-los”. Se você não tiver uma dessas, divida ao meio a quantidade de camarões e faça em duas etapas.

Retire a frigideira do fogo e com cuidado flambe os camarões com conhaque. Assim que começar a flambar, retorne a frigideira para o fogo médio e cozinhe até as chamas apagarem e o álcool evaporar (algo próximo a 30, 40 segundos – não muito mais do que isso). Transfira os camarões e o líquido que ficou na frigideira para um bowl (ou travessa) e reserve.

Lasagnette com molho cremoso de camarão, conhaque e estragão (Foto: André Lima de Luca)

Volte a frigideira para o fogo médio e derreta a outra colher de sopa de manteiga pedida na receita. Coloque a cebola picada e a refogue, mexendo de tempos em tempos, até ficar macia e transparente. Junte o alho assado (sem a casca, amassado e picado até formar uma pasta) e mexa por mais um minuto. Acrescente a passata de tomate e cozinhe por um minuto, novamente. Junte agora o caldo de camarão, mexa e cozinhe por mais dois minutos. Após esse período, leve para o copo do mixer e processe rapidamente até obter um molho liso e homogêneo.

Leve novamente a frigideira ao fogo, agora médio-alto, e coloque o molho batido. Assim que ferver, junte o creme de leite fresco e todo o líquido que ficou no bowl (não ainda os camarões, apenas o líquido). Cozinhe, mexendo algumas vezes, por algo entre cinco e sete minutos (tempo o suficiente para cozinhar, em outra panela, a massa em água salgada) – ou até que comece a reduzir e engrossar levemente.

Lasagnette com molho cremoso de camarão, conhaque e estragão (Foto: André Lima de Luca)

Coloque no molho os camarões e o estragão picado, cozinhe por mais um minuto, prove o sal e o corrija – precisei colocar mais metade de uma colher de café no molho que fiz aqui para a coluna. Escorra a massa (bem al dente), misture ao molho e cozinhe por mais uns 30 segundos, apenas para que o molho seja bem incorporado a ela. Sirva imediatamente – com um pouco mais de estragão fresco picadinho por cima de cada porção – acompanhado de um belo vinho branco gelado.

E uma última sugestão: é sempre bom reservar um pouquinho da água  do cozimento do macarrão. Caso o molho  reduza demais, coloque um pouco dessa água junto com a massa no momento em que a incorporar ao molho.

Bom apetite e divirta-se!

Lasagnette com molho cremoso de camarão, conhaque e estragão (Foto: André Lima de Luca)

Fonte Oficial: GQ.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários