Classe C30 decide etapa de abertura do Circuito Ilhabela – Revista Náutica

10
Foto: Aline Bassi

O retorno às regatas na temporada foi comemorado pelas tripulações no fim de semana anterior (10 e 11/3) com as primeiras regatas da Copa Suzuki na abertura do Circuito Ilhabela de vela oceânica de 2018. A Classe C30 não competia no litoral paulista desde dezembro do ano passado. O tricampeão Caiçara mostrou que não perdeu o ritmo, com o expressivo rendimento de cinco vitórias em cinco regatas.

Apesar da supremacia do Caiçara, os barcos velejaram sempre muito próximos, embolados, garantindo à C30, regatas muito disputadas e emocionantes diante do equilíbrio característico da classe. A previsão é de que o tradicional vento local, o leste, predomine neste fim de semana (17 e 18) a partir do meio-dia, horário previsto para a primeira largada sábado e domingo, com intensidade média, entre 8 e 12 nós.

Os resultados do primeiro fim de semana motivam ainda mais a tripulação do Caiçara. “A vontade de velejar só aumenta, o retorno à raia foi sensacional. Depois das vitórias, a responsabilidade de manter o ritmo fica maior, o que é bom para a tripulação. Acredito que os adversários vão querer partir para cima da gente e precisamos saber lidar com isso. Assim como tivemos uma largada escapada no último fim de semana, tentarão nos botar na rua novamente, de um jeito ou de outro. Faz parte do jogo”, analisa o proeiro do Caiçara, Gabriel De Capitani.

O Caballo Loco, do comandante Mauro Dottori, veleja quase sempre junto ao líder Caiçara, enquanto eCycle +Realizado (José Luiz Apud) e Barracuda (Humberto Diniz), que vêm logo a seguir, travam briga equilibrada pela terceira colocação. Nas demais classes, Fit to Fly lidera a HPE 25, Rudá é o primeiro na IRC e Colin está na frente na RGS. Mais quatro ou cinco regatas, conforme o vento, devem ser disputadas neste fim de semana com sede no Yacht Club Ilhabela.

Calendário 2018 da Classe C30  

10, 11 e 17,18
de março
XVIII CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 1ª Etapa
9, 10, 16 e 17
de junho
XVIII CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 2ª Etapa – Warm up
20 a 28 de julho 45ª. SEMANA DE VELA DE ILHABELA
25 e 26 de agosto
1 e 2 de setembro
XVIII CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 3ª Etapa
24 e 25 de novembro
1º e 2 de dezembro
XVIII CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 4ª Etapa e
XVII Regata Volta à Ilhabela

Fonte Oficial: Revista Náutica.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários