De construção nacional, FelciUno é atração da Búzios Sailing Week – Revista Náutica

10

Entre os dias 29 e 31 de março, o Iate Clube Armação de Búzios vai sediar a tradicional Búzios Sailing Week. E a grande atração da competição será o veleiro FelciUno, idealizado por Raimundo Nascimento e projetado pelo italiano Umberto Felci, que virá tripulado pela experiente equipe gaúcha do San Chico. Sob o comando do skipper Francisco (Xico) Freitas, o time do Clube dos Jangadeiros contará ainda com Ferndo Cavalli (vela mestra), Damien Bercht (trimmer), Rene Garrafielo (trimmer), Felipe Loss (secretaria), Regis Fernando da Silva (mastro) e João Pedro Tatch (proa).

“Nós vencemos a Búzios Sailing Week em 2010, 2011 e 2012 e depois disso disputamos este evento apenas mais uma vez, em 2013, com o San Chico 3. A vontade de velejar em Búzios novamente é grande, ainda mais em um barco nacional tão especial quanto o FelciUno”, disse Xico.

O veleiro, modelo Felci 315 idealizado por Raimundo Nascimento e projetado pelo italiano Umberto Felci, é produzido em Gravataí, no Rio Grande do Sul, e atende tanto quem gosta de correr regatas, quanto quem gosta de passear com a família. Seu casco é todo feito em fibra de vidro, possui mastro e retranca em alumínio e uma quilha em formato de T com bulbo de chumbo, o que dá ainda mais performance e estabilidade ao barco. O FelciUno tem como base o Píer 26, em Santos, no litoral paulista.

“Conheci o Umberto em uma feira internacional na Alemanha e ele se mostrou bastante interessado em projetar um veleiro que pudesse atender os dois mundos da vela ao mesmo tempo: regata e cruzeiro. Após algumas conversas por telefone e uma viagem à Itália, surgia o Felci 315, um barco de pequeno porte, rápido nas competições, mas forte e de fácil manejo, que pode ser velejado por um casal ou por uma equipe completa. Depois de alguns ajustes no casco número um, já estamos em produção dos números dois e três”, disse Raimundo.

A competição em Búzios está marcada para começar às 12h30, no dia 29, e às 12h, nos dias 30 e 31. São esperados 25 barcos nas categorias IRC, ORC, RGS e Bico de Proa.

SOBRE O FELCIUNO (FELCI 315):

Comprimento: 31,5 pés (9,5m)
Linha d’água: 8,5 m
Boca máxima: 3,25m
Deslocamento: 2.950 kg
Calado: 1,95m
Tanque de diesel: 45l
Tanque de água: 110l
Motor: Yanmar 15hp rabeta
Área vélica: 34m² (mestra) + 25m² (genoa) + 94m² (gennaker)

Fonte Oficial: Revista Náutica.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários