35 curiosidades sobre o Queen para você saber antes de assistir a “Bohemian Rhapsody” – GQ

26

Bohemian Rhapsody, a cinebiografia do Queen e de Freddie Mercury, estreia nesta quinta-feira nos cinemas com direção de Bryan Singer – de X-Men: Apocalipse – e o ator Rami Malek no papel de Mercury. Descubra 35 curiosidades sobre a banda antes de assistir ao filme

1)Freddie Mercury nasceu com o nome Farrokh Bulsara em Zanzibar (hoje parte da Tanzânia).

2)Ele adotou o nome Freddie enquanto estudava no St. Peter, o colégio interno inglês que frequentava na Índia, antes de ele e sua família mudarem-se para a Inglaterra. Freddie foi campeão de tênis de mesa na escola.

3)Quando criança, entre os 9 e 12 anos, Freddie gostava de colecionar selos. Seu álbum contém selos da Grã-Bretanha, Mônaco, Leste Europeu, Aden (hoje parte do Iêmen) e Zanzibar. A coleção foi comprada pelo Museu Postal (do Reino Unido) em 1993, e os lucros das vendas vão para o Fundo Mercury Phoenix, a instituição beneficente criada sua em memória.

4)Ele foi postumamente recordado em uma das séries especiais de selos do Correio Real Britânico produzida para o marco do milênio, assim como seu amigo David Bowie.

+Entenda a linha do tempo do Queen antes de assistir a “Bohemian Rhapsody” 
+Os ícones do rock que ditaram moda 

Queen Bohemian Rhapsody (Foto: Getty Images)

5)Chegou a trabalhar meio período como carregador de bagagem no aeroporto de Heathrow.

6)Foi coproprietário e dirigiu uma banca no Mercado de Kensington em Londres, juntamente com Roger Taylor, que foi aberta no verão europeu de 1969. Eles vendiam os trabalhos de arte de Freddie e também roupas de segunda mão. E eles continuaram com a banca, mesmo depois do lançamento do primeiro álbum do Queen, em 1973.

7)Enquanto esperava pela grande chance do Queen, Brian May lecionou matemática e ciências em uma escola no centro de Londres.

Queen Bohemian Rhapsody (Foto: Getty Images)

8)Um dos diferenciais da música do Queen era o tempo de duração incomum de algumas de suas canções: “Innuendo” e, é claro, “Bohemian Rhapsody”, por exemplo, tem aproximadamente 6 minutos.

9)Freddie tinha quatro dentes extras na arcada superior, o que provocava a projeção da mandíbula para a frente. Ele nunca os quis “corrigir” porque acreditava que contribuíam para o som especial da sua voz: a famosa escala quatro oitavas.  

10)Queen e o diretor Brian Gowers criaram o vídeo de “Bohemian Rhapsody” em quatro horas.

11)“Bohemian Rhapsody” é a única música a alcançar o Número 1 quatro vezes no Reino Unido, nos anos: 1975, 1976, 1991 e 1992.

12)Embora a letra da música “Killer Queen” mencione Moët & Chandon, o champanhe favorita de Freddie era o Louis Roederer Cristal. Outras de suas bebidas favoritas eram: a vodka Stolichnaya e o chá Earl Grey (com leite e dois torrões de açúcar). Seu coquetel de champanhe preferido era o Bellini (Cristal e purê de pêssegos).

13)Freddie nunca precisava de uma desculpa para uma festa. Em uma das comemorações, mandou fazer um bolo com o formato completo do bloco de apartamentos (incluindo as torres), aonde ele havia comprado um flat, na Suíça.

14)Na turnê mundial da banda em 1975 e 1976, Brian e Freddie usaram roupas criadas pela lendária estilista inglesa Zandra Rhodes.

Queen Bohemian Rhapsody (Foto: Getty Images)

15)Em 1979, Freddie apresentou “Bohemian Rhapsody” e “Crazy Little Thing Called Love” com o Royal Ballet.

16)Freddie adorava ler revistas como: Architectural Digest, House & Garden e catálogos de leilões.

17)Um dos cantores mais talentosos tecnicamente na música pop, na lista dos grandes cantores da Língua Inglesa do século 20 (elaborada pela rádio BBC), Freddie ocupou a 10ª posição. A lista incluía: Frank Sinatra, Billie Holliday, Barbra Streisand, Ella Fitzgerald e Nat King Cole.

18)Freddie foi o segundo na lista da MTV dos 22 grandes cantores nos últimos 25 anos (a vencedora foi Mariah Carey).

19)Em 2016, um grupo de pesquisadores conduziu um estudo para entender o encanto singular da voz de Freddie. Os pesquisadores austríacos, tchecos e suecos estudaram arquivos de gravações, e notaram o vibrato mais rápido e o uso de sub-harmônicas de Freddie, particularmente, comparando-se com cantores de ópera.

Queen Bohemian Rhapsody (Foto: Getty Images)

20)Além de sua paixão por música, um dos passatempos preferidos de Freddie era fazer compras, principalmente para outras pessoas. Generoso ao extremo, adorava comprar perfumes caros, colônias, relógios e joias.

21)Apesar de não acreditar em astrologia, Freddie criou o brasão do Queen usando os signos dos quatro membros: 2 do signo de Leão, um Câncer e um de Virgem.

22)Todos os membros originais da banda têm formação acadêmica:
o Freddie estudou design gráfico na Faculdade de Arte Ealing.
o Brian May conquistou o título de PhD em astrofísica na Faculdade Imperial de Londres. Em 2007, foi nomeado reitor da Universidade de Liverpool John Moores.
o John Deacon estudou eletrônica na Faculdade de Chelsea, Londres, e é um experiente engenheiro eletrônico. Algumas vezes, construía equipamentos para a banda: incluindo o amplificador “Deacy Amp”.
o Roger Taylor estudou odontologia Na Faculdade de Medicina de Londres, mas mudou de curso e obteve o diploma de Bacharel em biologia na Escola Politécnica do Norte de Londres.

23)Ao invés de usar uma palheta comum para tocar sua guitarra, Brian usa uma de metal, que na verdade é uma moeda de sixpence (antiga moeda inglesa) remodelada.

Queen Bohemian Rhapsody (Foto: Getty Images)

24)Brian fez a sua guitarra, a “Red Special” juntamente com o seu pai. Partes dela tem – impressionantemente – mais de 200 anos! Eles a construíram do zero, usando a madeira de uma antiga lareira.

25)Freddie adorava gatos e teve vários (alguns exóticos, com pelos longos, que foram presentes de amigos e outros foram resgatados de abrigos). Um de seus gatos, Delilah, foi a inspiração da canção do Queen de mesmo nome. 

26)Freddie era um grande fã da cantora espanhola de ópera Montserrat Caballé. Os dois cantores fizeram uma parceria para gravarem um álbum juntos em 1987: “Barcelona”, com a canção de sucesso do mesmo nome. Apesar de Freddie não ter podido presenciar, “Barcelona” foi tocada no Jogos Olímpicos de 1992, tornando-se a canção mais conhecida de todas as Olimpíadas.

Queen Bohemian Rhapsody (Foto: Getty Images)

27)Os álbuns “A Night at the Opera” e “A Day at the Races” têm, ambos, os nomes de filmes icônicos dos Irmãos Marx.

28)Os vídeos para as músicas “We Will Rock You” e “Spread Your Wings” foram gravados no quintal da casa de Roger.

29)Na adolescência, Roger ganhou uma bolsa de estudos de coral na Escola da Catedral de Truro.  

30)O Queen não ia lançar “Another One Bites the Dust” como um single até Michael Jackson convencê-los. E, acabou tornando-se o maior sucesso de single americano da sua carreira.

31)Apesar de escrever a letra da famosa canção “Bicycle Race”, Freddie não gostava de andar de bicicleta.

Queen Bohemian Rhapsody (Foto: Getty Images)

32)Roger escreveu as canções de sucesso “Radio Ga Ga” e “A Kind of Magic”, e também coescreveu vários outros sucessos como: “Innuendo”, “One Vision”, “The Invisible Man “ e “These Are the Days of Our Lives”.

33)A última casa de Freddie, a Garden Lodge (que fica na rua Logan Place 1), é uma mansão Georgiana, em Kensington, Londres, com 28 cômodos. Fica localizada em uma grande área, com jardins muito bem cuidados, cercado por um muro alto de parede de tijolos. Ela foi escolhida por Mary Austin, que foi sua namorada, e tornou-se a melhor amiga.

34)Em seu testamento, Freddie deixou sua casa de Londres (e tudo o que havia nela) para Mary Austin, sua companheira de vida, e ela continua a viver lá.

35)Um asteroide foi nomeado Freddie para comemorar a data que seria do seu 70º aniversário, em setembro de 2016. A União Astronômica Internacional designou o asteroide 17473 como Freddiemercury. Ele foi descoberto em 1991, o mesmo ano em que Freddie morreu. Ele orbita o sol em uma trajetória entre Marte e Júpiter. Anunciando a notícia, Brian May disse: “O Asteroide 17473 Freddiemercury é um ponto de luz, mas, um ponto de luz muito especial”.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários