5 benefícios do Pilates para homens – GQ

5

Ainda tem quem considere o Pilates uma modalidade “fraca” ou “leve”. A essas pessoas dizemos: você nunca tentou realizar os exercícios mais desafiadores do Pilates. Para quebrar de vez esse atbu, pedimos ao fisioterapeuta Keyner Luiz, sócio do VOLL Pilates Group e criador do curso MIT (Movimento Inteligente), uma seleção dos cinco maiores benefícios do Pilates para homens. Ele destaca que o método desenvolvido por Joseph Pilates é baseado em seis princípios: respiração, concentração, controle, centro, fluidez e precisão. Habilidades essenciais para qualquer ser humano que deseja ter qualidade de vida. E seleciona cinco dos vários benefícios gerais para os praticantes do método: tônus muscular, abdome definido, diminuição do estresse, correção postural e melhora da performance esportiva.  

1) TONIFICA A MUSCULATURA
Plank no Reformer: exercício bem desafiador, que trabalha o corpo inteiro. Por ser dinâmico e de difícil execução tem como principal benefício tonificar a musculatura. Pode ser feito por alunos de nível a partir do intermediário.O desafio é ativar o corpo como um todo.

pilates (Foto: Divulgação)

2) DEFINE O ABDOME
The Hundred: um dos mais tradicionais exercícios do Método Pilates, é o primeiro dos 34 de solo, focado na musculatura abdominal e trabalhando todo o corpo. Executado com 10 respirações completas (como se fossem 10 séries de 10 repetições), que totalizam 100 bombeamentos com membro superior.

pilates (Foto: Divulgação)

3) DIMINUI TENSÃO E ESTRESSE
Alongamento de Coluna: exercício com objetivo de relaxar e alongar a musculatura interna das pernas e das costas. Vale lembrar que todos os exercícios do Método Pilates focam a respiração, neste caso usada para relaxar. Quando você melhora a postura, a qualidade de movimento, tudo isso faz com que o corpo fique mais relaxado e com menos dor.

+ Aprenda três posições de ioga praticadas por Adam Levine

+ 8 exercícios simples que podem melhorar a qualidade da sua ereção

pilates (Foto: Divulgação)

4) CORREÇÃO POSTURAL
Alongamento de Cadeia Posterior: exercício no equipamento Ladder Barrel de alongamento dos músculos da parte de trás do corpo, trabalhando a flexibilidade, alongamento da cadeia posterior e e consequentemente melhora a postura. A falta de flexibilidade pode causar algumas dores na região do quadril, joelho e coluna. Melhora os casos de hipercifose, a famosa ‘’corcunda’’.

pilates (Foto: Divulgação)

5) MELHORA PERFORMANCE ESPORTIVA
Pull Up: exercício de nível intermediário para avançado que requer bastante força dos membros superiores (ombro, braço e mão) e core para manter o alinhamento. Exige boa consciência e domínio dos princípios do Método Pilates (respiração, concentração, controle, centro, fluidez e precisão) assim como a ativação do corpo e a qualidade de movimento.

pilates (Foto: Divulgação)

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários