9 entre 10 pais brasileiros se preocupam com a segurança online dos filhos – GQ

10

(Foto: Getty Images/iStockphoto)

Se somos um dos povos mais abertos à internet, nada mais natural a preocupação sobre o assunto alcançar muita gente. E num país como o nosso, onde o número de dispositivos móveis em uso supera o número de habitantes e apenas 17% não tem acesso a celulares de qualquer tipo, nada mais natural: 9 entre 10 pais se preocupam com a segurança online de seus filhos.

+ Por que funcionários de empresas tech ouvindo seus áudios não é coisa incomum?
+ O app que te envelhece digitalmente tem uma política de privacidade esquisita
+ Para jovem brasileiro, o celular é ferramenta essencial da vida financeira

Segundo levantamento divulgado pela empresa especilista em segurança para a internet Kaspersky e realizado pela agência de pesquisa Savanta, 93% dos pais brasileiros tem a cibersegurança como tópico de preocupação. 2 em cada 3 deles (66,2%) concordam que os filhos passam tempo demais conectados. Entre as maiores dores de cabeça nesse sentido estão acesso a conteúdos impróprios como sexo ou violência (24%), o vício na internet (31,7%) e o recebimento de mensagens ou conteúdo de anônimos incentivando atividades violentas ou impróprias (15%).

Se a pesquisa sugere a princípio que estamos muito cientes dos dilemas online, a coisa vai até a página dois. Transmitir este conhecimento ainda é um desafio a ser superado. No Brasil, 62,6% dos entrevistados disseram que investiram menos de 30 minutos falando sobre o assunto – é metade da duração de uma aula escolar padrão. E mais: essa meia hora engloba toda a infância da criança.

A média global não é lá muito melhor: são 46 minutos investidos no tema por toda a infância.

Entre as dificuldades estão traduzir os perigos online para a linguagem dos pequenos, encorajá-los a não ir na onda de colegas e fazê-las levar o alerta à sério. E aí vai um dado meio curioso, cortesia do Comitê Gestor da Internet: levantamento de 2018 aponta que 70% dos adolescentes e pré-adolescentes acreditam saber mais de internet do que seus pais. 

Acompanha tudo de GQ? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais,o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários