A briga entre um pequeno vilarejo da Romênia e uma das maiores grifes de moda do mundo – R7 Meu Estilo – R7

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Quando a Dior lançou um colete idêntico às vestimentas tradicionais da cidade de Beiuș, na região de Bihor, os romenos resolveram reagir

Quando a Dior lançou um colete idêntico às vestimentas tradicionais da cidade de Beiuș, na região de Bihor, os romenos resolveram reagir.


O pequeno vilarejo de Beiuș, na região de Bihor, na Romênia, comprou uma briga com a grife francesa Dior.


A marca de moda criou, para uma de suas coleções, um colete igualzinho às vestimentas tradicionas da cidade.


A peça foi exibida em desfiles e é vendida por 30 mil euros, mas as artesãs que produzem casacos do tipo há mais de cem anos não foram sequer citadas pela marca.


A revista de moda romena Beau Monde então fundou uma grife, a Bihor Couture, para dar visibilidade à cultura de Beiuș.




A marca romena vende o colete original de Beiuș por 500 euros e outras peças criadas pelos artesãos do vilarejo.


A Bihor Couture lançou uma campanha publicitária estrelada pelas artesãs romenas, que agora também são designers oficiais da marca.


Elas estão em anúncios em revistas impressas e em um comercial criado pela agência publicitária McCann.


Algumas artesãs até fizeram uma visita à Semana de Moda de Paris.




A Bihor também fez um convite para a diretora criativa da Dior, Maria Grazia, para criar uma peça em parceria com as artesãs, mas não obteve resposta.


Manter a tradição


Depois do lançamento da campanha, em 14 de março, as vendas no site dispararam, e mais artesãos tiveram que ser contratrados.


As vendas tiveram um pico de novo neste mês, quando celebridades do Instagram começaram a usar as peças e compartilhar na rede social.




Além de compor a renda das artesãs locais, o lucro das vendas também financia uma escola de tecelagem na região, que ajuda a manter viva a tradição.


Apropriação cultural


A indústria da moda tem sofrido críticas constantes e sido acusada de apropriação cultural pelo hábito de usar estampas e designs de diferentes culturas para criar coleções sem dar crédito nem visibilidade para os criadores.


Foi o caso, por exemplo, do estilista americano Marc Jacobs, que usou dreadlocks em um desfile. Ele depois pediu desculpas pela escolha.


A BBC News Brasil procurou a Dior sobre a campanha da Bihor, mas não teve resposta até a conclusão dessa reportagem.

Fonte oficial: R7

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