A Costa Rica quer banir todos os plásticos do país – GQ

14

A Costa Rica quer entrar para a história como o primeiro país a banir completamente os plásticos do seu território. A medida serve para tentar frear o acúmulo de lixo no meio urbano, provocada por itens que demoram até 100 anos para se degradar no meio ambiente.

O governo do país estipulou como meta o ano de 2021 para extinguir todas as sacolas, garrafas, talheres, tampas plásticas presentes nos setores público e privado. As empresas que passarem a usar outros tipos de materiais receberão incentivos fiscais.

O país promete, também, investir nos próximos anos em pesquisas sobre outras formas de armazenamento para o lixo. França e Nova Delhi, na Índia, também pretendem acabar com o uso do plástico nos próximos anos. Até o momento, não há discussão parecida no Brasil.

Além do problema de armazenamento de lixo, os plásticos também são os maiores poluentes aos oceanos. De acordo com a fundação holandesa Ocean Cleanup, uma quantidade entre 1,15 e 2,41 milhões de toneladas de plásticos é jogada no mar todos os anos.

 

Fonte Oficial: http://gq.globo.com/Prazeres/Poder/noticia/2017/08/costa-rica-quer-banir-todos-os-plasticos-do-pais.html.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários