A nova vaidade: como cuidar da sua pele – GQ

10

A vida do homem mudou e agora, se ele quiser, ele pode cuidar de seu corpo de mil e uma formas diferentes. Chega de ir no barbeiro machão e só fazer barba, cabelo e bigode, como era até os anos 90 esse era o limitado território permitido aos homens no vasto campo da beleza.

Mas, como toda liberdade gera insegurança, vamos ajudar com uma lista com produtos, tratamentos, dicas e novidades para todo homem que quer ficar mais bonito, principalmente para os que querem dar um grau na pele. Se liga.

+ A nova vaidade: como cuidar dos seus cabelos
+ A nova vaidade: como cuidar da sua barba

Os 4 passos para uma pele saudável e bonita

Limpar, hidratar, proteger e tratar. É isso que você precisa fazer todos os dias. Mas não se assuste, com os produtos certos e pouco tempo você dá conta do recado. Os dermatologistas Damiê De Villa, do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa, e Jardis Volpe explicam como fazer.

1. Limpeza
A pele masculina é mais grossa e oleosa do que a feminina, por isso o ideal é lavar o rosto com água fria, duas vezes ao dia, com sabonete adstringente. Uma ou duas vezes por semana, use esfoliante facial (não use os corporais no rosto, pois eles contêm grânulos maiores que podem sensibilizar a pele).

2. Hidratação
A pele tem função de barreira contra agentes externos, mas para isso é fundamental que esteja hidratada. A hidratação cutânea deve ser realizada 1 a 2 vezes ao dia com produto adequado à pele mais oleosa do homem.

3. Proteção
O protetor solar deve ser aplicado pela manhã e reaplicado a cada duas horas. O ideal é que tenha, no mínimo, FPS 30 e uma textura matificante, seca, fluida ou oil free. Além disso, homens com tendência a manchas ou que passam muito tempo expostos ao sol devem optar por um FPS maior.

4. Tratamento
O homem tem os primeiros sinais de envelhecimento um pouco mais tarde que a mulher, mas em ambos a pele fina ao redor dos olhos justifica o uso diário de um produto específico para a região. A radiação solar também causa danos, evitados com um sérum antioxidante com vitamina C aplicado antes do protetor solar. O tratamento pode não só retardar o envelhecimento cutâneo como retrocedê-lo.

+ Como cuidar da pele para aplicar maquiagem corretiva
+ Alerta: mortes por câncer de pele aumentam entre os homens

Corpo e rosto recauchutados

Esqueça a hegemonia feminina nas clínicas estéticas e consultórios de cirurgiões plásticos, ela acabou faz tempo. De acordo com um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em cinco anos a busca de homens por procedimentos cirúrgicos quadruplicou, passando de 72 mil para 276 mil ao ano, uma média de 31,5 procedimentos por hora. O cirurgião plástico Márcio Ferreira, da Ferreira Segantini Cirurgia Plástica, conta quais são as cirurgias plásticas e os tratamentos não cirúrgicos mais procurados por eles. 

Antes de entrar na faca
Os tratamentos não cirúrgicos mais buscados pelo público masculino para a face são toxina botulínica (o famoso botox) para aliviar rugas de expressão e preenchimentos para uma maior harmonia facial; limpeza de pele, com a intenção de eliminar acne e comedões tendo como resultado uma pele limpa, hidratada e menos oleosa; e microagulhamento, com a intenção de melhorar as cicatrizes de acne. No corpo, é comum procurarem tratamentos que utilizam ultrassom de alta potência associados a eletroterapia para fortalecer músculos, fazer drenagem linfática e melhorar o contorno corporal.

Para entrar na faca 
As cirurgias faciais mais procuradas por eles são a rinoplastia, para harmonização do nariz às características faciais; a blefaroplastia, cirurgia de retirada do excesso de pele das pálpebras; e o implante capilar. As cirurgias corporais mais procuradas são a lipoaspiração e a correção de ginecomastia com lipoaspiração da região torácica ou retirada da glândula mamária.

A novidade – BTL Exilis Ultra 360
O uso simultâneo do ultrassom com a radiofrequência é a inovação do BTL Exilis Ultra 360 (entre R$ 600 e R$ 1.200 por sessão) para emagrecimento e melhora da flacidez em qualquer área do corpo, inclusive no rosto. As tecnologias aliadas atingem as células mais profundas, otimizando a formação de um novo colágeno e combatendo a gordura localizada.

Necessaire: a Chanel lançou este ano sua primeira linha de maquiagem masculina, chamada BOY de Chanel (Foto: Divulgação)

Imagine se você pudesse melhorar sua aparência em cinco minutos naquele dia em que tem uma reunião importantíssima e acordou de ressaca, com uma espinha horrível na testa ou com olheiras de quem não dorme há três noites. Você pode.

É só usar maquiagem. Antes de torcer o nariz para a novidade e dizer que não é para você, saiba que o objetivo desses produtos não é “rebocar” ou transformar seu rosto, e sim deixá-lo melhor com pequenas e discretas correções. Para um resultado natural, o maquiador Alex Cardoso do salão 1838 indica: 1 – use um primer para que a pele não fique oleosa ao longo do dia; 2 – aplique protetor solar com toque seco; 3 – use três gotas de corretivo nas manchas e olheiras e espalhe batendo a ponta dos dedos na pele; 4 – finalize com BB cream, mistura de hidratante, protetor solar e um pouco de base.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários