A nova vaidade: como cuidar dos seus cabelos – GQ

13

Barba, cabelo e bigode. Até a década de 1990 esse era o – limitado – território permitido aos homens no vasto campo da beleza. Aqueles que arriscassem ir além teriam sua sexualidade colocada à prova. E o que mudou de lá pra cá? Tudo!

Movimentos feministas e pelos direitos LGBTQ ajudaram a libertar os homens de algumas amarras que o “ser macho” impunha. A figura do machão, inclusive, nunca foi tão questionada (cá entre nós, ela está mais que fora de moda). O resultado foi um boom na indústria global de cuidados masculinos. Atualmente, ela vale cerca de US$ 50 bilhões e, desde 2010, tem superado a gigantesca indústria feminina, com algumas marcas relatando crescimento de até 300% nas vendas de cosméticos e beleza para eles.

+ A nova masculinidade em números – e opiniões
+ Cosméticos do bem: 10 produtos veganos para ter na prateleira

Mas, como toda liberdade recém-adquirida gera alguma insegurança, resolvemos ajudar com uma lista com produtos, tratamentos, dicas e novidades para todo homem que quer ficar mais bonito. Afinal, quem não quer?

Produtos para lavar o cabelo (Foto: Divulgação / Arte GQ)

Calvície: tratar ou aceitar?

Poucas coisas aterrorizam tanto os homens quanto a calvície. Não deveria. Hoje existem técnicas satisfatórias para prevenir, tratar e até assumir a calvície com estilo

Evitar

Passar a mão ou o pente na cabeça e perceber que muitos fios saíram, acordar com o travesseiro cheio de cabelos e notar diferença no visual ao se comparar com fotos de meses atrás. Esses devem ser sinais de alerta para a calvície. A dermatologista Thais Pepe explica que fatores genéticos e hormonais são as principais causas da calvície, “porém a existência de casos de queda de cabelo na família não significa necessariamente que ela se manifestará em todos. A predisposição genética determina o grau da queda”.

Quais são os tratamentos para a queda capilar?

Como existem diversas causas para a queda de cabelo, o primeiro passo é identificar, junto a um especialista, qual o motivo para que o tratamento seja efetivo. “As principais opções incluem o uso de medicamentos receitados, como Minoxidil, Finasterida e Exsynutriment, equipamentos que unem lasers de baixa potência e microagulhamento para tratar casos iniciais”, explica Thais.

“Existe também a microinfusão de medicamentos”, explica o especialista em transplante capilar, Thiago Bianco, “que é o método ideal para o público masculino que tem medo dos efeitos colaterais da ingestão oral de Finasterida, já que na MIM o remédio é injetado diretamente no couro cabeludo”. Para casos mais avançados, existem as técnicas de transplante fio a fio, que hoje apresentam resultados naturais.

Viver_bem (Foto: NaroPinosa)

Assumir

Lembra que a gente disse que você pode ser o que quiser? Então, que tal parar de brigar contra a natureza e assumir a calvície com estilo? Os atores Jason Statham, Dwayne Johnson (The Rock) e Tyson Beckford são ótimos exemplos. Aqui vão algumas dicas para a transição.

Abandone os disfarces

O cabelo começou a cair, mas não de maneira uniforme? A pior decisão é tentar disfarçar. Você tem duas opções: raspe tudo ou mantenha os fios curtos, de 1 a 1,5 cm. Na máquina, passe o pente 2 ou 3.

Invista na barba

Uma maneira de manter o estilo é usar uma barba. Walter White, o protagonista da série Breaking Bad, vivido pelo ator Bryan Cranston, é um bom exemplo.

Viver_bem (Foto: Divulgação)

Não! é preciso ter alguns aliados para estilizar os fios. o primeiro passo é saber que efeito deseja.

Gel

Para um penteado estruturado ou molhado. No primeiro caso, aplique no cabelo úmido e penteie. Para o segundo, aplique no cabelo úmido e, mais tarde, passe o dedo entre os fios.

Cera

A fixação é leve e um pouco oleosa, por isso deve ser usada apenas para dar um ar de saudável e bem-cuidado aos fios.

Pomada

Um pouco mais densa, é ideal para estruturar e acoplar os fios sem perder o movimento.

Mousse

Dá volume natural ao cabelo. Basta colocar nas mãos e “apertar” contra os fios.

Salty spray

Ótimo para quem tem cabelos finos e quer dar um ar descolado, com cara de surfista.

Pó finalizador

Cria atrito entre os fios, dando sustentação. É ótimo para dar volume à raiz (já que não tem aspecto oleoso).

Spray

Deve ser usado no momento em que o penteado está pronto, para “eternizar” a forma.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários