A$AP, Lil, YBN: conheça os significados por trás dos nomes de rappers – GQ

15

Conheça cada nome (Foto: Victor Amirabile)

O rap sempre foi um campo rico de siglas, acrônimos e abreviações. Trata-se de uma lição dos precursores do gênero. No fim dos anos 80, Ice-T zombava de letras românticas com Girls, L.G.B.N.A.F (“Let’s get butt-naked and fuck”, algo como “vamos ficar nus e f…”). Alguns anos depois, o Wu-Tang Clan estourava com uma crítica social comprimida no título do hit C.R.E.A.M, uma abreviação de “cash rules everything around me” (“dinheiro domina tudo ao meu redor”). Vale lembrar que o próprio termo “rap” vem da junção entre palavras “rhythm e “poetry” (“ritmo e poesia”).

Nos últimos anos, as siglas seguem constantes em letras e álbuns (good kid, m.A.A.d city, de Kendrick Lamar, faz menção às más lembranças da adolescência do autor – “my angry adolescence divided”), têm virado parte dos nomes de alguns talentos do hip-hop. Principalmente no trap, onde A$AP Rocky e Lil Wayne. Ícone dos Millennials, o jovem Lil Nas X, do hit Old Town Road, também segue a tendência. Para que você entenda significado de cada letra da identidade artística dos rappers, nós preparamos o glossário abaixo:

A$AP (ASAP Rocky, ASAP Ferg, ASAP Twelvyy, ASAP Nast e ASAP Ant)

ASAP é o acrônimo para “As Soon As Possible”, uma expressão em inglês usada geralmente em mensagens de texto mais urgentes, cuja tradução mais usada é “assim que possível”. No caso dos rappers, no entanto, A$AP, tem um significado diferente e até aspiracional: “sempre lute e prospere”. O cifrão não é só uma questão de estilo; trata-se realmente de uma parte de um negócio lucrativo. Todos os rappers citados são membros da ASAP Mob, um coletivo de artistas, produtores e estilistas com interesses (e negócios) em comum no campo da moda e música, criado em 2006, em Nova York.

A$AP (Foto: Victor Amirabile)

YBN (Almighty Jay, Nahmir, Cordae)

No caso de YBN, a tradução ainda não envolve nenhum tipo de empreendimento e nem corre o risco de ser confundida: “Young Boss Nigga” (“jovem chefe negro”, em tradução livre).

YBN (Foto: Victor Amirabile)

Lil (Lil Wayne, Lil Uzi Vert, Lil Dicky, Lil Nas X)

Lil é uma abreviação de “little (“pequeno”). Funciona como uma espécie de diminutivo do nome, sendo geralmente usada de forma carinhosa com crianças e adolescentes. O primeiro rapper a adotar a sigla foi Lil’ Troy, responsável por um dos grandes hits do gênero na década de 1990, Wanna Be a Baller, resgatado por Travis Scott na trilha sonora do jogo NBA 2K19.

Lil (Foto: Victor Amirabile)

B.H.A.D, E.P.M.D e outros casos

O campo das siglas oferece ainda muitas opções de brincadeiras com palavras. Ao contrário do que muita gente imagina, por exemplo, a rapper Bhad Bhabie não foi batizada dessa forma – na verdade, B.H.A.D significa “bitch had a dream” (o que dispensa tradução). A dupla EPMD esconde quase a missão da empresa no nome jurídico “Erick (And) Parrish Making Dollars”, ou seja, “Erick e Parrish Fazendo Dólares”. Caso tenha gostado da brincadeira, você mesmo pode ter um nome diferente de rapper, usando o Name Generator.

B.H.A.D (Foto: Victor Amirabile)

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários