Aurea, filha do escritor Paulo Leminski, fala sobre o pai: “Ele estava muito além do seu tempo” – GQ

11

O poeta, escritor e romancista Paulo Leminski ganha tributo especial no Museu Histórico de Londrina (Paraná) a partir desta sexta, 15. A expo itinerante traz cerca de 1000 objetos pessoais do artista que faleceu há 30 anos – desde poesias rascunhadas em guardanapos a sua coleção de dicionários e quadros.

+ O Instagram salvará a poesia?

+ Taciana Barros fala sobre a volta da Gang 90: “A poesia pode salvar estes tempos”

A mostra Múltiplo Leminski foi criada em 2012, tem a curadoria de Alice Ruiz, Estrela Ruiz Leminski e Aurea Leminski, e já passou por cidades como Curitiba, Foz do Iguaçu, Goiânia, Recife, Fortaleza, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Maringá. “A obra dele é surpreendentemente atual. A forma concisa e precisa da sua poesia e a comunicação direta e ao mesmo tempo sofisticada dialogam perfeitamente com as manifestações culturais contemporâneas. Ele estava muito além do seu tempo. E é justamente essas características que destacamos na exposição que chega na sua 10ª edição. Nela, o público encontra todas principais áreas de atuação do artista, desde o processo de criação até a produção finalizada. A mostra apresenta suas principais inspirações, referências e parceiros revelando o artista diverso, criativo e inovador que ele”, diz Aurea (herdeira de Leminski) em bate-papo com a GQ Brasil.

+ Escritor dá o caminho da pedras das gerações Y e Z – e como criar novos líderes

+ Colson Whitehead, vencedor do Pulitzer em 2017, é um mestre na arte de começar um livro

Paulo Leminski (Foto: Divulgação)

Múltiplo Leminski conta ainda com mostra de filmes, o show Leminskanções (com participação especial de Carlos Careqa), palestra com o escritor Rodrigo Garcia Lopes e visita guiada com Alice Ruiz e Estrela Ruiz Leminski.

+ ‘A criança precisa sentir que não está sozinha’, diz escritor

Parte da exposição Múltiplo Leminski (Foto: Divulgação)

Exposição Múltiplo Leminski – Londrina
De 15/03 a 30/06/2019 
De terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30
Sábados, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h
Domingos, das 13h30 às 17h
Local: Museu Histórico de Londrina – Rua Benjamin Constant, 900 – Centro

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários