Caça-talentos aconselha quem quer ser modelo: ‘Ordem é ser diferente’  – R7 Meu Estilo – R7

6


Ele foi o responsável por apresentar ao mundo uma maravilhosiade como Cauã Reymond, e só por isso já deveria ser reverenciado.

Mas Sergio Mattos, da 40 Graus Models, descobriu outros tantos talentos ao longo de 30 anos de carreira na área, tirando do anonimato modelos e atores.


Marca aposta em moda sem gênero e propõe peças básicas unissex

Hoje, além de manter a agência ativa, também dá cursos para quem deseja ingressar na carreira. E garante que o mercado está mais aberto a novas belezas. 


— Quando eu comecei, as meninas eram todas iguais, pareciam clones, tinham o mesmo perfil e estilo. Hoje em dia já existem modelos com vitiligo, modelos plus size, modelos trans, modelos com tatuagem, com piercing, com cabelos coloridos. A ordem é ser diferente, inovar e lançar tendências.


Antes e depois: veja como estão as modelos que brilharam nos anos 90


Mattos acredita que as redes sociais ajudaram a espalhar essa mudança e as marcas já estão entendendo isso na hora de contratar as modelos.

— As meninas negras daqui, por exemplo, estão ganhando o mundo. Em alguns mercados, nos quais não se via tantos negros na passarela, como Milão, hoje você já vê. Eu acredito muito nisso, espero que no futuro a moda valorize cada vez mais a bandeira da diversidade.


Modelos plus size exibem curvas e bombam na web; conheça dez delas


Apesar dessa abertura, o caminho para entrar no ramo ainda segue algumas regras básicas. Segundo Mattos, em primeiro lugar o aspirante a modelo precisa fazer um book. Ele recomenda fazer aula de passarela, de teatro e, claro, fechar contrato com uma agencia. Confira outras dicas do profissional. 



R7: Quais características a pessoa precisa ter para tentar a carreira hoje em dia?


Sergio Mattos: Tem de ter um rosto fotogênico, cuidados com a pele, com o cabelo e com as medidas, além de muita personalidade. 


R7: Onde e como procurar uma agência?


Sergio Mattos: Procurar sempre referências. Olhar o site da agencia, ver o perfil dos modelos que trabalham e para quais campanhas é uma boa dica! 


R7: É obrigatório ter um book?


Sergio Mattos: Sim, todo modelo tem que ter seu book. O book é o instrumento de trabalho para todo profissional! 


R7: Como conseguir os primeiros trabalhos?


Sergio Mattos: Assim que tiver um book, a agência apresenta a (o) new face para o mercado. A partir daí, começam os testes e podem aparecer as oportunidades. 


R7: Quanto fica com a agência?


Sergio Mattos: Geralmente entre 30% e 20% de cada trabalho.


R7: Que tipo de trabalho aparece no começo? Tem de pegar tudo o que aparecer?


Sergio Mattos: Toda careira deve ser planejada, dependendo do perfil de cada um. Se o perfil for fashion, a (o) new face tem que tentar pegar desfiles e editoriais de revistas de moda, mas se tiver um perfil mais comercial vai focar na publicidade, catálogos… Não precisa pegar o que pintar! As vezes temos que dizer não se o job não for bom para a imagem da (o) modelo. 


R7: Que cuidados é preciso ter antes de tentar a carreira?


Sergio Mattos: Muito cuidado com os convites de falsas agencias e falsos fotógrafos! Hoje em dia existem muitos fakes e convites pela Internet, na maioria dos casos são furadas!


Marília Mendonça, modelos plus size e mais: o que bombou em 2018


Sergio Mattos: Eventos e cursos também são uma boa chance de circular no mercado.


Na sexta-feira (22), por exemplo, Mattos, vai realizar uma seletiva para candidatos a modelos e atores, no Hotel Ibis, na Barra da Tijuca.


— O objetivo do casting, organizado uma vez por mês, é dar oportunidade para quem deseja ingressar na carreira de modelo e de ator. Na ocasião, os candidatos têm a chance de serem avaliados pessoalmente pelos bookers da agência. 



É preciso fazer inscrição pelo email opencall@40grausmodels.com. Já no fim de semana (dias 23 e 24), o caça talentos vai promover mais uma edição de seu workshop.

O curso oferece aulas de conscientização corporal com Christine Ribeiro, que também é booker da agência, fotografia com o fotógrafo de moda Eduardo Rodrigues e de passarela e improviso para comerciais com o próprio Sérgio Mattos.

O objetivo é apresentar a profissão de modelo na prática. Ao fim do curso é realizado um desfile para que os alunos experimentem a sensação de uma apresentação ao vivo. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (21) 99444-4414 ou por e-mail: cursos@40grausmodels.com. 

Fonte oficial: R7

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários