Calvície pode ser só de um lado? Existe calvície na adolescência? Calvície é feio? – GQ

4

A calvície é um dos problemas que mais afeta a autoestima dos homens. Mesmo os carecas sendo vistos como inteligentes e bem-sucedidos, segundo pesquisa realizada na Univesidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, o Dr. Google é uma das fontes mais procuradas para solucionar questões como “Existe calvície só de um lado?” ou “A calvície pode ocorrer na adolescência?” ou para buscar tratamentos milagrosos e fórmulas caseiras que mantêm os, ou incentivam o crescimento dos, cabelos.

+ Príncipe William abraça a calvície

+ “Encaro a calvície como natural”, diz Paulo Vilhena

O Doutor Luiz Tonon, médico dermatologista pós-Graduado em Medicina Estética pela Escola Superior de Ciências (EMESCAM) da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (ES) e membro da Academia Brasileira de Dermatologia respondeu as principais dúvidas digitadas pelos internautas:

Calvice é hereditária?
Sim. Existem diversos tipos de Alopecia (calvície) e uma delas é a alopecia androgenética ou hereditária.

Calvície é reversível?
Depende. Primeiramente é necessário uma série de exames laboratoriais para diagnosticar o tipo de Alopecia que o paciente apresenta, pois existem diversos. Dependendo do tipo, temos como realizar tratamentos que inibem a progressão da doença e até mesmo tratamentos que estimulam novos folículos ao crescimento.

Calvície é uma doença?
Sim, porém costumo dizer que é um acometimento e agravo à saúde do paciente. Por exemplo: existe a alopecia por fármacos, que é quando temos a queda capilar e o aparecimento da calvície devido ao uso de medicação indevida; ou a alopecia por tração, que é a queda capilar devido à tração excessiva dos fios de cabelo quando presos ou em penteados (essa mais comum entre as mulheres).

Calvície é excesso de testosterona?
Muitas pessoas têm o hábito de dizer que a queda da testosterona tem ligação com a queda capilar, e isto é verdade. Porém, o excesso de testosterona (em níveis de 2 a 3 vezes mais do que o nosso limite superior) no corpo também pode causar a queda capilar – já que o excesso em limites menores pode até estimular o crescimento de folículos.

Calvície é dominante ou recessivo?
Para homens, um único gene dominante já caracteriza a calvície; para as mulheres, dois genes dominantes são necessários.

Calvície tem a ver com secador de cabelos?
Não. No entanto, devemos salientar que a saúde do fio de cabelo – como a desidratação, quebra da queratina do cabelo (fios), o uso de produtos químicos etc – pode agravar ou amenizar a queda capilar.

Calvície pode ser só de um lado?
Sim, obviamente que cientificamente existem as formas de alopecia mais comuns em homens e mulheres. Mas existe, sim, uma forma de alopecia /calvície em um dos lados do couro cabeludo.

Calvície na adolescência?
Ocorre! Pode ser devido à alimentação, ao estilo de vida do paciente e também devido ao uso de substâncias inadequadas (comuns em adolescentes que desejam um tipo de corpo melhor ou que utilizam substâncias em festas e baladas). Então, cuidado!

Calvície é feio?
Na minha opinião, sim. Estudo frequentemente padrões estéticos faciais, corporais e capilares; e estes estudos mostram pacientes e implantações de cabelos diferentes e fora dos padrões que todos nós conhecemos. A implantação do cabelo faz toda a diferença na harmonia da nossa face e corpo. Por isso, concordo sempre e faço meu máximo para garantir o melhor tratamento capilar aos meus pacientes a fim de manter a harmonia do rosto e o embelezamento sempre.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários