Camisinha: dicas para não estragar a festa – GQ

8

A camisinha é o único método seguro para prevenir a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (DST). Melhor: é recomendada para todos os tipos de relações sexuais (genital, oral e anal).

Seu índice de eficiência é de 98% desde que usada corretamente, mas se reduz para 85% se houver um manuseio incorreto, como simplesmente deixar de apertar a ponta na hora de vesti-la. Por isso, aqui vai uma série de dicas para não estragar a sua festa.

Camisinha tem prazo de validade

Verifique o prazo de validade do preservativo na embalagem. O material da camisinha vencida perde qualidade e tem mais chances de estourar durante o uso. Outra dica é conferir se há o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia), que significa que ela foi testada e aprovada.

Como abrir a embalagem da camisinha

A forma mais rápida, limpa e segura de abrir o preservativo é como um sachê de ketchup, puxando a parte serrilhada. Não use a boca ou materiais cortantes, como tesouras para não correr o risco de perfurar a camisinha.

Como colocar o preservativo

Depois de retirada da embalagem, o preservativo deve ser colocado no pênis ereto, antes da penetração. Coloque a camisinha na glande (cabeça) e desenrole-a até o final da base. Aperte a ponta saliente para retirar o ar. Após a ejaculação, a camisinha deve ser retirada com o membro ainda ereto (não espere amolecer para retirar, ok?). Além disso, recomenda-se segurar a base da camisinha junto ao pênis para não deixar o esperma vazar. No final, dê um nó antes de jogar no lixo.

Não use camisinha no meio do sexo

Se você quer evitar qualquer chance de gravidez indesejada ou DST, nunca coloque o preservativo no meio da relação sexual ou quando estiver próximo da ejaculação. A recomendação é sempre colocar antes da penetração.

Onde guardar o preservativo

Bolsos de calças e interior de carteiras são bem práticas, mas podem deteriorar a embalagem aos poucos. O ideal são locais limpos, secos, longe de objetos pontiagudos e que não sofram pressão constante.

Duas camisinhas ao mesmo tempo

A afirmação de que colocar duas camisinhas significa o dobro de proteção não passa de um mito. Talvez traga o dobro de desconforto e ainda aumenta o risco de estouro devido a fricção entre elas. Uma por vez, utilizada de forma correta, é o suficiente para qualquer ocasião.

Nunca reutilize o preservativo

A expressão “usou e tá limpo” não vale para o preservativo, que foi projetado para ser descartável. Ao lavá-lo, aumentam as chances dele se romper. Além disso, a utilização de água e sabão não elimina totalmente vírus, bactérias ou esperma.

Como jogar fora a camisinha corretamente

Após o uso, jogue no lixo não reciclável, de preferência enrolado a um pedaço de papel. Nunca jogue no vaso sanitário, pois pode provocar entupimentos e problemas ambientais. Nem é preciso comentar sobre o descarte em vias públicas, comum nos carnavais e outros grandes eventos.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários