Cinco clássicos com cachaça em versão cocktail – GQ

8

Bombeirinho, rabo de galo, batida, caipirinha. Você já tomou tudo isso em bares espalhados pelo Brasil, certo? Bom, chegou a hora de aprender a fazer os clássicos com cachaça em casa – e com um toque especial.

Todas as receitas abaixo foram feitas pelo bartender David Barreiro, embaixador da cachaça Yaguara. Elas fazem parte do projeto Rabo de Galo, criado pela marca, em que bares de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia e Curitiba servirão cinco “clássicos brasileiros” em versão cocktail a preços populares até o dia 30 de setembro. (Veja no Facebook da Yaguara os bares participantes.)

+ Arrase no dia da cachaça com um drink que reúne abacaxi e amêndoas
+ O clássico Caju Amigo ganha versão com compota feita em casa
+ Receita: três drinks com cachaça e frutas tipicamente brasileiras

Quer fazer na sua casa também? Aqui vão as receitas

Ingredientes:
– 50 ml de cachaça branca
– 25 ml de xarope de frutas vermelhas (groselha, amora, framboesa, todas funcionam. Veja a como fazer mais abaixo)
– 15 ml de limão tahiti

Preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira, complete com gelo e bata vigorosamente. Coe em um copo baixo on the rocks, use um twist de laranja como guarnição.

Ingredientes:
– 60 ml cachaça orgânica
– 25 ml de suco de limão
– 25 ml de creme de leite fresco
– 15 ml de leite de coco

Preparo:
Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata por 30 segundos. Sirva com bastante gelo em um copo longo.

Ingredientes:
– 50 ml de cachaça ouro
– 20 ml de limão tahiti
– 20 ml de xarope de açúcar.
– 7 ml de Fernet

Preparo:
Coloque todos os ingredientes na coqueteleira com gelo e bata vigorosamente. Coe em um copo pequeno (100ml) sem gelo e sirva.

Ingredientes:
– 60 ml de cachaça orgânica
– 1 limão tahiti fatiado
– 15 ml de xarope de açúcar ou 10 gramas de açúcar

Preparo:
Corte o limão em fatias finas, coloque no copo com açúcar e macere, sem esmagar demais. Adicione a cachaça e o gelo, mexa bastante e sirva.

Ingredientes:
– 30 ml de cachaça orgânica
– 30 ml de cachaça ouro
– 30 ml de vermouth rosso
– twist de limão tahiti

Preparo:
Coloque as cachaças e o vermouth no mixing glass e mexa até resfriar o drink. Coe em um copo baixo e use o twist de limão como guarnição. Sirva.

Utensílios: caso você não tenha um mixing glass, qualquer copo grande pode ser usado como tal. Em último caso, você pode montar seu drink direto no copo, lembrando de mexer bem para alcançar uma boa diluição e temperatura baixa. Se não tiver a famosa coqueteleira, dá para reutilizar um pote de maionese (com tampa e bem lavado, claro); é só colocar seu drink batido lá, sacudir bem e servir.

Insumos: procure sempre usar frutas frescas. Se os amigos chegarem de surpresa e você tiver aquele limão esquecido na geladeira, tente usar apenas uma pontinha em uma das extremidades. Se estiver com um tom vermelho no miolo, não use (provavelmente vai amargar seu drink). Sempre que estiver verdinho, tudo certo.

Xarope: fazer xarope de açúcar em casa é super fácil. Basta colocar no fogo 1 quilo de açúcar para meio litro de água, mexer até dissolver o açúcar e está pronto. Não precisa nem esperar ferver. O resultado nos drinks é surpreendente. Caso queira ir mais longe, você pode usar esse mesmo xarope como base e bate-lo com 500 g de frutas vermelhas para cada litro de xarope, obtendo um xarope de frutas vermelhas (para usar, por exemplo, no bombeirinho).

Conservação: mantenha seu vermouth (e bebidas que tem vinho como base sempre em geral) na geladeira. Isso ajuda a diminuir a oxidação.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários