Como a Rússia usou o Facebook para influenciar as eleições dos EUA – GQ

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Mark Zuckerberg cumpriu a promessa. Nessa segunda-feira (2), o Facebook divulgou as informações que havia anunciado sobre a influência russa nas eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2016. E os números mostram que a artilharia artificial do governo de Putin foi tão pesada quanto pensavam os amantes das teorias de conspiração da política.

De acordo com a empresa, cerca de 3 mil propagandas criadas por russos para motivar a descrença política foram jogadas na rede social. A campanha  – para muitos, de ódio – atingiu 10 milhões de pessoas nos Estados Unidos, sendo que 44% dos anúncios forma vistos antes da votação que elegeu Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.

Toda essa artilharia custou pouco dinheiro, na comparação com as altas cifras gastas normalmente em campanhas políticas: US$ 100 mil. 99% dos anúncios custaram menos de US$ 1 mil e seguiram as regras impostas pelo Facebook. A empresa só conseguiu descobrir o esquema ao investigar a origem do dinheiro – vindo de contas falsas, criadas na Rússia.

O governo de Vladimir Putin segue negando qualquer envolvimento no caso. Enquanto isso, Mark Zuckerberg promete seguir colaborando com as autoridades americanas. Não somente por filantropia, claro. A ação é vista por cientistas políticos como um dos primeiros passos da sua empreitada na política. A princípio, podemos dizer que ele tem os meios para isso.

Fonte Oficial: http://gq.globo.com/Prazeres/Poder/noticia/2017/10/como-russia-usou-o-facebook-para-influenciar-eleicoes-dos-eua.html.

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