Conheça 4 tipos de treinos diferentes para fazer na academia e descubra qual o ideal para você – GQ

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Treino A e B ou treino A, B, C? Com pouca repetição e muita carga ou o oposto? Com muito tempo de duração ou rápido e de alta intensidade? Existe uma infinidade de abordagens que seu treinador da academia pode elaborar, mas afinal, qual a ideal para seus objetivos? O preparador físico e dono da academia boutique Les Cinq Gym, Rodrigo Sangion, explica algumas abordagens: 

Treino metabólico:

É um treino de alto gasto calórico, logo uma boa forma de reduzir a gordura corporal simultaneamente ao ganho de massa muscular e força. Existem diferentes formas de elaboração de um treino metabólico e todas elas se utilizam de um número maior repetições e alta intensidade, como o drop-set, pirâmide e super-séries, entre outras.

Treino de hipertrofia:

Treino de hipertrofia é bem complexo, temos que respeitar vários fatores :
1. Nível de treinamento, seja iniciante, intermediário e avançado
2. Número de exercícios, séries e intervalos
3. Frequência de treinos na semana
4. Alimentação adequada
5. Repouso
As repetições de hipertrofia variam entre 8 a 12 com intervalos de 1 min em média , isso num nível básico, num intermediário e avançado você já utiliza outras técnicas para aumentar a intensidade como: drop-set ,  variações de exercícios dividindo grupos musculares em treinos A , B , C e D e escolher exercícios que recrutam maior número de grupos  musculares, assim você consegue aumentar mais a carga , intensificando o treino .
 

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Treino Intervalado:

Exercícios aeróbios de alta intensidade por curtos períodos de duração são muito mais eficientes, pois aumentam a resistência física, conduzem à melhora cardiorrespiratória e reduzem a gordura corporal acumulada. Isso faz com que essa modalidade de exercícios seja mais eficiente para emagrecer. Utiliza lós num intervalo entre uma série e outra como pausa ativa nos treinos de musculação traz um resultado bem interessante para quem quer emagrecer.

1. Melhora o condicionamento cardiorrespiratório
2. Reduz gordura corporal acumulada
3. Aumenta a captação de oxigênio
4. Reduz a fadiga no dia a dia.

Treino Funcional:

O treinamento funcional é elaborado em circuitos, com uma série de exercícios. O professor determina um tempo para realizar cada exercício e quando se termina este tempo, o aluno parte para outro exercício, muitos são as habilidades trabalhadas neste tipo de treino, como força, potência e respiração. Veja alguns dos principais benefícios
1. Melhora da coordenação motora
2. Melhora postural
3. Melhora no condicionamento físico
4. Maior flexibilidade
5. Melhora do tônus muscular
6. Emagrece.

Fonte oficial: GQ

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