Conheça o primeiro chef latino-americano a ganhar 3 estrelas Michelin – GQ

8

O sonho de todo chef de ambição é receber o maior reconhecimento de todos, a cotação máxima de três estrelas no Guia Michelin. Nessa segunda-feira (21) Mauro Colagreco tornou-se o primeiro argentino (e latino-americano) da história a conseguir esse feito: o restaurante dele pertinho de Mônaco no sul da França, o Mirazur, entrou para o time de apenas 27 tri-estrelados da França.

+O chef francês Daniel Boulud faz tour gastronômico por São Paulo
+Conheça os restaurantes brasileiros entre os 50 melhores da América Latina

O anúncio do guia Michelin France 2019 e dos novos ganhadores e perdedores aconteceu em Paris e Colagreco e sua mulher Júlia, que é brasileira, estavam exultantes. “Eu nem sei por onde começar a descrever o quanto estou transbordando de emoção e gratidão”, disse. “Gratidão pelo meu time e sua dedicação, gratidão pela minha família pelo sacrifício e pelo apoio, por nossos clientes e pela França, o país onde eu escolhi me exprimir”.

O chef argentino Mauro Colagreco (Foto: Divulgação)

As três estrelas não vieram por acaso. Colagreco vinha trabalhando pra chegar a elas há muitos anos. Ele se mudou para a França em 2001 e trabalhou para alguns de seus chefs mais reputados: Bernard Loiseau, Alain Passard, Alain Ducasse e Guy Martin. Abriu o Mirazur em 2006 e, desde o início, focou em uma cozinha criativa, contemporânea e bem mediterrânea, na qual azeite, limão, peixes e frutos do mar são protagonistas.

Já no ano seguinte, veio a primeira estrela Michelin e, desde então, os reconhecimentos foram seguindo-se uns aos outros. Em 2018, pouco após receber o chef carioca Thomas Troisgros para cozinhar com ele no Mirazur (um de seus muitos amigos próximos brasileiros) Colagreco lançou um lindo livro com o mesmo nome do restaurante, pela editora Phaidon. Foi também em 2018 que Colagreco subiu à terceira posição no super influente ranking The World’s 50 Best Restaurants. Agora, com a terceira estrela, ele atingiu o ápice da carreira – certamente ficou mais difícil do que nunca conseguir reservar uma das poucas mesas com vista para o mar de seu Mirazur.

Mirazur
http://www.mirazur.fr/
30 Avenue Aristide Briand, 06500 Menton, França

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários