Desvendando o esperma – GQ

10

Esperma, sêmen, gozo e por aí vai… São muitos os sinônimos para definir o fluido que carrega a herança genética masculina. Saiba mais sobre as incríveis façanhas dele.

O que é
O esperma é o fluido orgânico do homem que serve para transportar os espermatozoides durante sua jornada até o interior do útero na busca pela fecundação.

Espermatozoides são uma parte pequena do sêmen
Do volume total, os espermatozoides representam somente 10% do esperma. O restante é formado pelo plasma seminal, que tem a função de proteger e alimentar os espermatozoides.

Como é produzido o plasma seminal
A vesícula seminal produz cerca de 70% do plasma seminal, que contém aminoácidos, enzimas e principalmente frutose, que é o alimento dos espermatozoides. A próstata fabrica os outros 30%, com sustâncias que neutralizam o ambiente ácido do canal vaginal.

O espermatozoide
Produzido nos testículos, os espermatozoides saudáveis lembram um girino agitado, com uma cabeça que carrega o material genético, e uma cauda (ou flagelo), responsável pela motilidade (capacidade de locomação).

A maioria não é “bonitinha”
Grande parte dos espermatozoides, no entanto, não tem essa aparência “bonitinha”. São bem desajeitados, com duas cabeças ou caudas curtas, e ficam rapidamente pelo caminho.

Tempo de vida
Depois da ejaculação, os espermatozoides vivem por até 72 horas (3 dias) na vagina. Mas se caírem no chão, morrem rapidamente.

Em cada ejaculação
O homem produz um exército de 40 a 300 milhões de espermatozoides por ejaculação. Os estudos mais recentes indicam que eles trabalham em cooperação – e não competição – para que, no final, somente um (se não houver casos de gêmeos) possa gerar a vida juntamente com o óvulo feminino.

Qualidade do esperma
A qualidade do esperma é medida por um exame simples: o espermograma, que avalia a quantidade, motilidade, forma e presença ou não de processos inflamatórios que podem comprometer a fertilidade.

Esperma sai coagulado
Após a ejaculação, o esperma sai com uma consistência gosmenta e espessa para facilitar a fecundação, já que fica com maior aderência na parede do útero. A coloração é esbranquiçada e opalina. Mas depois de 10 a 30 minutos, sua consistência fica mais líquida. Longos períodos de abstinência sexual deixam o esperma amarelado.

Produção na puberdade
Os espermatozoides começam a ser fabricados na puberdade e não são interrompidos até o final da vida do homem. Com o envelhecimento, a quantidade e qualidade dos espermatozoides diminuem.

Volume da ejaculação
Não se compare aos atores de filme pornô que ejaculam parecendo uma cascata (muitas vezes, é fake). O volume da ejaculação masculina é entre 3 a 5ml, (uma colher de chá), variando conforme a frequência de relações sexuais ou masturbações.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários