Dia Mundial da Água: gerente de sustentabilidade da Ambev fala sobre o tema – GQ

7

Nesta sexta-feira (22), celebra-se o Dia Mundial da Água. A data serve para reflexão do uso desse bem do planeta e como o ser humano deve lidar com o tema.

A GQ Brasil conversou com Filipe Barolo, gerente de sustentabilidade da Ambev. O profissional deu um panorama de como está a situação da água no Brasil e no mundo: “O cenário, infelizmente, é bastante preocupante. Segundo a ONU, o mundo vai enfrentar um déficit de 40% no abastecimento de água potável em 2030. No nosso país, atualmente, são 35 milhões de pessoas sem acesso a esse recurso tão essencial – sendo que a maior parte dessa população está concentrada no semiárido”, diz Filipe.

+ Jaden Smith é (além de tudo) dono de uma marca de água
+ A cerveja é melhor onde a água é mais pura?

Nesta data reflexiva, a população deve rever hábitos e imaginar a dificuldade que teria com a excassez deste bem: “O Dia Mundial da Água é um momento importante para repensarmos nossas atitudes em relação à água e como a tratamos. O Brasil é um caso emblemático; possui água em abundância e, ao mesmo tempo, muita gente ainda precisa caminhar até 6 horas todo dia para conseguir um pouco de água limpa”, reflete o profissional.

Cuidar deste bem é pensar no futuro e as empresas têm papel fundamental na manutenção da água no planeta: “Nós cuidamos da água como nosso bem mais valioso na Cervejaria Ambev e não à toa: ela é a principal matéria-prima da cerveja. Mas sua importância vai muito além disso porque a água é essencial para a vida. Lembrando que não se trata apenas de preservar a água, nós também nos preocupamos muito com sua distribuição – e é justamente aí que entra AMA, que ajuda a levar água para pessoas que não têm acesso”.

Projeto AMA da Ambev (Foto: Foto: Divulgação Cervejaria Ambev)

A AMA é uma mineral cujo lucro é revertido para projetos que levam água potável a quem não tem acesso no semiárido brasileiro. FIlipe explica de onde nasceu o projeto e como funciona: “Surgiu depois de um curso que fizemos sobre negócios sociais, da Yunus Social Business. Imediatamente, nos apaixonamos pelo conceito. O projeto atua assim: você compra uma garrafa e a Cervejaria Ambev investe 100% do lucro de sua venda em projetos que levam água potável para quem precisa”, revela Barolo.

Até agora, foram arrecadados mais de R$ 3 milhões de lucro. Já são 28 projetos apoiados por AMA, em todos os nove estados do semiárido. São mais de 26 mil pessoas beneficiadas – número que vai chegar em 35 mil até abril deste ano.

Projeto Aiuba (Foto: Foto: Divulgação Cervejaria Ambev)

Filipe ainda passou algumas dicas de como economizar a água e, consequentemente, ajudar gerações futuras: “São atitudes simples que ajudam a economizar água no dia a dia, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou lavar louça, não tomar banhos longos e não lavar o quintal com água. Como mencionei, a questão da água só será resolvida se unirmos esforços”, finaliza o profissional.

Para quem quiser comprar, AMA pode ser encontrada em supermercados, bares, restaurantes, lojas de conveniência e diversos outros pontos de venda nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Pernambuco e no Distrito Federal. Também dá para comprar no site oficial.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários