Do Japão: entenda como corpo e mente andam juntos na busca pela beleza – GQ

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Homens, mais do que nunca, depositam sua fé em produtos de beleza gastando um bom dinheiro com isso. Antes uma prática incomum ou secreta, hoje ganha espaço em cremes, vitaminas, seruns e produtos mais avançados que a temerosa finasterida.

A relação corpo e mente e todos os body issues masculinos contemporâneos me levaram à uma pesquisa oriental sobre o tema. É engraçado pensar o quanto nós ocidentais temos muito distante o significado de corpo e mente, o que não confere no oriente. As respostas e fenótipos para essas questões acabam ficando evidentes.

Para os orientais, corpo e mente sempre andaram juntos, datando desde a medicina chinesa até a união do corpo físico-mental com o exterior. No ocidente, respirar está diretamente ligado a boca, ao nariz e ao pulmão. Respirar para os orientais diz respeito ao corpo inteiro, é uma atividade mental. Da mesma maneira, muitas doenças são naturalmente relacionadas a fluxos extensivos do corpo, como estação, cores, estilo de governo ou condições de trabalho.

Se seguirmos nessa linha de raciocínio fica muito mais fácil entender o fascínio dos orientais e em especial do japoneses – que exploramos neste texto – pelos cuidados com a beleza corporal.

Do Japão: entenda como corpo e mente andam juntos na busca pela beleza (Foto: Getty Images)

 

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O corpo é apenas um dos elementos do universo, isso não quer dizer que seja abstrato, uma vez que fazer parte do cotidiano é um ato inevitavelmente físico. No entanto, esse cuidado com a beleza não é atrelado exclusivamente à vaidade ou a algum tipo de egocentrismo ou insegurança, mas sim a um cuidado da alma. Claro que não dá pra dizer que os japoneses frequentam salões de beleza simplesmente para saírem com a alma mais limpa, mas a relação é outra.

Falando em salões de beleza masculinos, eles estão por toda a parte de Tokyo e assim como os salões femininos, oferecem além de unha, cabelo, tratamentos de beleza, maquiagem e massagem, tratamentos pré-nupciais. No entanto, a beleza está atrelada à saúde, já que grande parte dos salões oferece medicina oriental na carta de opções.

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Do Japão: entenda como corpo e mente andam juntos na busca pela beleza (Foto: Getty Images)

 

É comum ao andar pelas ruas de Tokyo encontrar os salões de beleza masculinos cheios de meninos retocando a tintura ou fazendo um tratamento de pele no final de semana. É também comum, ver um boa parte dos homens maquiados, com cachos, ou alisamento nos cabelos, base, olhos pintados e tintura no cabelo; parte do ritual de cuidados semanais. Sair sem protetor solar é quase como não escovar os dentes por aqui. O mesmo se dá pela obsessão com cabelo, perfeitamente cortado, penteado e tingido se for o caso. Cortar o cabelo pode levar até duas horas no Japão e é normal ao espiar pelas vitrines desses lugares, enxergar meninos com bobes no cabelo.

Produtos de beleza são um universo a parte. Loucos por inovação, é possível encontrar um leque gigante de produtos, com tecnologias e técnicas moleculares que servem de inspiração para todo a industria de cosméticos. O mesmo com cápsulas e vitaminas para um melhor rendimento, memória e pele. A marca britânica ‘For Hins’ foi uma das responsáveis por ocidentalizar esse conceito e hoje já fatura com seu apelo de que prevenção é mais importante que negação.

Do Japão: entenda como corpo e mente andam juntos na busca pela beleza (Foto: Getty Images)

 

Esse zelo não está atrelado nem a gays, nem aos grupos fluídos, é uma conduta comum entre os homens japoneses. Idosos adotam perucas ou penteados, fazem o pé e a mão com frequência, preocupam-se com a pele e com o corpo, assim como com a boa alimentação.

Os jovens lidam com mais naturalidade com os cuidados de beleza, o que faz do Japão um lugar em que novos comportamentos surgem a todo momento. O interessante nisso tudo é a espontaneidade como esses cuidados e até mesmo excentricidades são representados e observados no corpo oriental, com respeito e sem muita pretensão.

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Recentemente, o jornal inglês The Guardian publicou um texto falando do crescimento da preocupação e consumo de produtos estéticos pelo público masculino, atrelando isso, entre outros fatores, ao mercado de trabalho, ao envelhecimento e à insegurança dos homens quando o famoso “the future is female” se tornou uma frase estampada em camisetas e vocais poderosos.

Do Japão: entenda como corpo e mente andam juntos na busca pela beleza (Foto: Getty Images)

 

Do Japão: entenda como corpo e mente andam juntos na busca pela beleza (Foto: Getty Images)

 

O Japão é conhecido por sua fácil adaptação a novidades e modas. O interesse por roupas, especialmente camisetas é o que faz esse circulo girar mais depressa. Uma das marcas comentadas é a Mundane, que apresenta uma linha de camisetas derivadas de um zine londrino onde o humor levanta questões sociais. Entre suas camisetas de deboche, está uma com a frase “Mental Health = Helth”, que no bom inglês serve para alertar sobre os problemas de saúde gerados pela sociedade.

Essa camiseta tem o sentido diferente entre meridianos, mas conversa com toda a questão da autopreservação e o jeito como os japoneses lidam com o assunto. Aficionados por novidades, mas ainda assim com corpo e mente em sintonia (ou ao menos em tentativa de), experimentam e ousam novos padrões estéticos, produtos e técnicas diferentes que, no final das contas, servem para uma harmonia “health” entre o ser e o universo. E não uma espécie de competição ou disputa por quem é mais bonito, mais gostoso ou, menos velho.

Fonte oficial: GQ

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