Doenças nos testículos causam infertilidade – GQ

6

Quem tem, cuida. Não é à toa que os jogadores de futebol protegem as “partes baixas” quando vão para a barreira na hora de uma cobrança de falta do adversário. Afinal, os testículos são sensíveis e guardam o “patrimônio” masculino, responsáveis pela produção de testosterona e espermatozoides. Conheça o que são, para que servem e quais as principais doenças que afetam os testículos.

O que são
Os testículos são as glândulas sexuais que fazem parte do sistema reprodutor masculino, juntamente com a próstata, ductos deferentes (canal que conduz os espermatozoides), vesícula seminal, epidídimo (duto que coleta e transporta os espermatozoides) e pênis. Eles estão localizados atrás do pênis, dentro da bolsa escrotal.
As duas funções básicas dos testículos são: produção de espermatozoides (célula reprodutora masculina) e testosterona (principal hormônio masculino). É um trabalho de sintonia fina. A produção dos espermatozoides depende da quantidade de testosterona no sangue e nos testículos.

Inflamação
Chama-se orquite qualquer processo inflamatório na região dos testículos, e pode ser causada por traumatismo local, torção, infecção e doenças sexualmente transmissíveis. Os sintomas são diversos, como ejaculação com sangue, urina com sangue, dor e inchaço nos testículos e desconforto. Uma vez que as causas da inflamação são variadas, o urologista faz o exame clínico e solicita exames complementares de sangue e ultrassonografia testicular.

Caxumba é causa da inflamação no testículo
A causa mais frequente da orquite está ligada ao vírus da caxumba, que pode “descer” para os testículos. Quando isso ocorre, é preciso repouso e medicação com analgésicos e anti-inflamatórios, pois há risco de infertilidade masculina.

Torção testicular é caso de emergência
Quem já sofreu qualquer tipo de torção sabe como é dolorida. Imagine só nos testículos… É preciso ser levado ao hospital imediatamente para iniciar o tratamento em até 12 horas, sob o risco de atrofia testicular, que leva à infertilidade. A torção pode ocorrer devido a um trauma, como acidentes, pontapés ou até uma atividade física mais intensa. Mas a principal causa é um problema genético que enfraquece o tecido que sustenta os testículos, fazendo-os rodar livremente dentro do escroto, impedindo a circulação de sangue. O tratamento é a cirurgia para recolocação do testículo no lugar correto.

Varicocele causa infertilidade
Principal causa da infertilidade masculina, as varizes nos testículos afetam cerca de 15% dos homens. Elas surgem quando o sangue que circula pelos testículos fica represado e provoca a dilatação das veias. Por uma questão anatômica do posicionamento das veias, a varicocele ocorre no lado esquerdo em 95% dos pacientes. Mas ela também atinge os dois testículos em até 45% dos casos e raramente somente do lado direito. A lesão reduz a quantidade e qualidade dos espermatozoides. Para reverter a situação, o principal tratamento é a microcirurgia subinguinal, realizada com um microscópio para ligar as veias dilatadas. Após seis meses, a taxa de sucesso da cirurgia chega a 50% dos pacientes.

Câncer nos testículos é raro
É um tumor não tão frequente – 5% dos casos de câncer masculino são nos testículos –, mas atinge sobretudo adultos jovens. Uma das causas está associada à criptorquidia (quando o testículo não desce para a bolsa escrotal). O principal sintoma é a presença de um nódulo duro, do tamanho de uma ervilha, que não provoca dor. Quando diagnosticado no início, é facilmente curado por meio de cirurgia. Dependendo do estágio da doença, pode ser necessário complementar com radioterapia e quimioterapia.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários