Dolce & Gabbana cancela mega desfile na China após acusações de racismo – Moda – Glamurama

7

Campanha da Dolce & Gabbana direcionada aos chineses || Créditos: Divulgação

Um desfile multimilionário que teria uma hora de duração e apresentação de 500 looks na passarela teve que ser cancelado pela Dolce & Gabbana horas antes de acontecer. O evento aconteceria em Xangai, nesta quarta-feira, e a decisão foi tomada pela marca, após acusações de racismo relacionadas a uma campanha de marketing da label que gerou uma onda de boicote por parte das maiores celebridades chinesas.

A polêmica campanha foi postada pela D&G, nessa segunda-feira, por meio da rede social chinesa Weibo, e apesar de ter ficado apenas 24 horas no ar, foi repostada e criticada mundialmente. O vídeo consiste em uma mulher chinesa tentando comer cannolis, sobremesa típica italiana, com hashis (talheres da culinária oriental). A campanha foi considerada “ofensiva” por retratar o cliente chinês cercado de estereótipos e por colocá-los “como um povo sem cultura e sem refinamento para comer comidas estrangeiras”, segundo postou o perfil Diet Prada, que coloca em xeque questões envolvendo a indústria da moda. “Para quem é este vídeo? Ele tenta atingir a China, mas zomba deles com uma visão parodiada de que a China moderna não é … uma piada para diversão”, questionou o perfil (post abaixo).

O boicote à apresentação ganhou força com a hashtag #BoycottDolce no Instagram e foi agravado pelos supostos comentários polêmicos que teriam sido feitos por Stefano Gabbana, fundador da marca ao lado de Domenico Dolce. O estilista usou a rede social para se desculpar e explicar que a sua conta havia sido invadida. “Meu Instagram foi hackeado. Meu escritório legal está trabalhando nisso. Eu amo a China e a cultura chinesa. Eu sinto muito pelo que aconteceu”, escreveu o estilista.

E tem mais: Segundo o portal “Business os Fashion”, a marca teria sido forçada pelo governo chinês a cancelar a apresentação – fato ainda a ser confirmado. Entre as celebridades que já haviam boicotado publicamente o desfile estavam Zhang Ziyi, Li Bingbing, Chen Kun, Wang Xiaoming e Donnie Yen. Em um post feito pela marca nesta quarta-feira eles dizem que o evento será remarcado e pedem desculpas pelo inconveniente causado. Bafão!

 

Fonte oficial: Glamurama

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários