Dormir pode causar rugas. Saiba o que fazer para atenuá-las – GQ

7

Dormir é uma necessidade fisiológica fundamental para repor as energias, mas você sabia que até essa ação tão básica pode contribuir para a formação de rugas? De acordo a dermatologista Larissa Viana, as sleep line ou rugas do sono, são provocadas por um motivo que pode parecer estranho. O modo com que o rosto entra em contato com as fronhas de algodão ou travesseiros permitem maior compressão da pele e isso pode levar a criação destas linhas. “As rugas são causadas pela perda de colágeno e elasticidade, com redução do volume da pele. Entretanto, aplicar uma pressão repetida (como, por exemplo, dormir com o lado do rosto em um travesseiro) pode provocar um dano ao colágeno e promover sua quebra, o que leva eventualmente às linhas de expressão visíveis. As rugas do sono se desenvolvem conforme a posição do sono e no local de maior condensação do músculo facial”, explica a médica.

Há algumas posições que ajudam evitar as rugas. Dormir de barriga para cima é o ideal, no entanto, não é fácil mudar os padrões do sono. “A posição supina pode ser perfeita para a estética facial, mas pode agravar condições como apneia, refluxo gastresofágico e ronco severo”. Mas acalme-se, existem soluções m ais simples. “Hoje, existem almofadas que são projetadas para minimizar a deformação facial durante o sono, além de vários travesseiros visco elásticos que exercem menor pressão contra a pele, evitando assim o afundamento da face no travesseiro e maior compressão”, ressalta a dermatologista.

+ Homens roncam mais que mulheres! Saiba por que e como acabar com ele
+ 5 dicas para cuidar da pele durante o sono

A fronha também é importante. O algodão, geralmente utilizado, é um tecido mais grosseiro e promove um maior atrito na pele, o que facilita a formação das linhas. Até o atrito contra o cabelo é maior na fronha de algodão. “As fronhas de cetim ou de seda são as melhores para evitar o atrito e as linhas de expressão ao acordar”, conclui a especialista. Há estudos que comprovam inclusive que as fronhas de cetim, acrescidas em fábrica de óxido de cobre em suas fibras, estimulam as atividades regenerativas naturais da pele e a produção de colágeno. Uma dica importante: massagear levemente a face pela manhã, ajuda na drenagem do local e pode minimizar os efeitos da noite. Exercitar-se logo cedo também estimula o processo circulatório e minimiza a redução da drenagem corporal durante o sono.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários