Duas receitas para colocar o México na panela – GQ

11

Se você ama boa comida, o embate de Oitavas de Final da Copa do Mundo desta segunda-feira (02) é um convite à boa gastronomia: se não dois dos melhores times do mundo, certamente duas das melhores cozinhas. Não falta inspiração.

Pensando nisso, a equipe do Cheftime, empresa que entrega receitas e ingredientes porcionados, nos deu uma mãozinha com dois preparos que podem render bons petiscos para a hora do embate. Ou você pode fazer o Ajvar, prato típico da Sérvia, ou mesmo uma batata rosti suiça. Cada cabeça uma sentença.

Tacos mexicanos de chilli com cheddar e jalapeño

O taco é típico da culinária Mexicana. São massinhas de milho crocantes em formato de meia lua que podem ter os mais diversos tipos de recheio. Nessa versão, os tacos são recheados de chilli, uma mistura tradicional de carne com feijão, bem temperados. Para finalizar, queijo cheddar derretido e pimenta jalapeño.

Ingredientes:

400 g de carne moída   

8 un de tortilla de milho   

100 g de feijão carioca cozido   

30 g de pimenta jalapeño   

100 g de cheddar cremoso   

1 un de tomate   

80 g de extrato de tomate   

4 g cominho em pó   

10 g de alho

O que você vai precisar:

1 faca de corte   

1 tábua de corte   

1 assadeira média grande   

1 frigideira grande antiaderente   

1 bowl ou vasilha pequena   

1 colher grande ou espátula de silicone

 (Foto:  )

Preaqueça o forno a 150°C. Descasque o alho e corte em cubinhos. Corte o tomate em cubos de aproximadamente 2 cm. Corte a pimenta jalapeño em finas rodelas.

 (Foto:  )

Coloque o feijão em um prato e, com auxílio de um garfo, amasse rapidamente, deixando alguns grãos inteiros. Reserve.

 (Foto:  )

Em uma frigideira, aqueça um fio de azeite em fogo médio e refogue o alho por 30 segundos. Adicione a carne moída e misture por mais 2 minutos. Adicione o cominho, o feijão, o extrato de tomate e 100 ml de água. Tempere com sal e pimenta a gosto, misture e deixe cozinhar por 5 minutos em fogo baixo.

 (Foto:  )

Enquanto isso, faça os tacos. Coloque as tortillas em uma assadeira apoiadas uma nas outras, de modo que fiquem em formatos de tacos. A seguir, leve ao forno e asse por aproximadamente 5 a 10 minutos, até que fiquem durinhas. Caso prefira deixar as tortillas retinhas, apenas espalhe-as deitadas na assadeira antes de assar.

 (Foto:  )

Coloque o cheddar em um recipiente e adicione 2 colheres (sopa) de água. Misture e leve ao microondas na potência máxima por 1 minuto. Se preferir, esquente tudo em um frigideira em fogo baixo até dissolver.

Para montar os tacos, comece recheando com a carne moída. A seguir, coloque o cheddar cremoso, o tomate picado e finalize com a pimenta jalapeño.

Enchilada mexicana recheada com tiraditos de carne ao molho chilli

 (Foto:  )

O prato elaborado pela chef Priscila Urbano é uma receita típica mexicana, a enchilada. Esse prato parece uma panqueca, mas não é. A diferença básica entre elas consiste na massa, pois a enchilada é feita de tortilha de milho. Confira a deliciosa receita de enchilada recheada de tirinhas de carne ao molho chilli e depois gratinada e servida com sour cream. Uma mistura de temperaturas, texturas e sabores.

Ingredientes:

6 un de tortilla de trigo   

400 g de patinho em tiras

100 g de mussarela ralada

60 g de cebola brunoise   

15 g de alho brunoise   

400 g de tomate sem pele

40 g milho

30 g azeitona preta fatiada   

100 g de cream cheese   

1 un de limão tahiti   

10 g de sal

1 g de pimenta preta moída   

2 g de pimenta chilli   

20 ml de azeite de oliva

5 g de salsa

O que você vai precisar:

1 tábua de corte

1 panela média

1 faca de corte

1 assadeira   

1 pano de prato seco e limpo

1 concha

1 espátula de silicone

1 frigideira média antiaderente

 (Foto:  )

Para fazer o molho, aqueça uma panela com metade do azeite. Depois de quente, adicione 1/2 da cebola e refogue por 30 segundos. Coloque 1/2 do alho e, em seguida, o tomate sem pele com 150 ml de água. Misture bem e amasse os tomates com a parte de trás da espátula. Depois, diminua o fogo para mínimo e deixe o molho cozinhar até engrossar levemente, cerca de 10 minutos.

 (Foto:  )

Enquanto o molho reduz, pegue a salsa fresca, separe dois ramos para a decoração do prato e corte o restante finamente. Em seguida, faça o sour cream. Pegue uma vasilha pequena, coloque o cream cheese e, por cima, esprema o suco do limão tahiti. Misture bem e reserve. Depois, volte ao molho e ajuste o sabor com 1/2 da pimenta chilli, 1/2 da pimenta preta moída e 3 g de sal ou de acordo com seu paladar. Desligue o fogo e reserve-o.

 (Foto:  )

Em fogo alto, aqueça uma frigideira antiaderente (sem óleo ou azeite). Depois de bem quente, coloque uma tortilla de milho e deixe 1 minuto, virando com cuidado na metade do tempo. Retire e coloque-a no meio de um pano de prato limpo e seco. Repita o mesmo processo com as outras tortillas, empilhando-as uma sobre a outra. Quando acabar, desligue o fogo e reserve-as embrulhadas no pano de prato.

 (Foto:  )

Tempere a carne com 4 g de sal e o restante da pimenta preta moída. Para preparar o recheio, pegue a mesma frigideira usada anteriormente. Coloque-a para esquentar em fogo alto com um fio de azeite. Depois de quente, adicione a carne em tiras e grelhe por 2 minutos ou até dourar. Acrescente o restante da cebola e refogue por 30 segundos. Adicione o restante do alho e misture bem. Em seguida, coloque o milho e uma concha do molho de tomate e misture. Para finalizar, adicione o restante do chilli, 2 g de sal e a salsa cortada. Misture por mais 1 minuto, desligue o fogo e reserve.

 (Foto:  )

Para rechear a enchilada, pegue a tortilla, coloque a carne no centro e espalhe-a com uma colher (formato de panqueca). Depois, enrole e grude a ponta da tortilla com o sour cream preparado anteriormente. Transfira para uma assadeira untada com o restante do azeite e faça o mesmo com as outras tortillas. Lembre-se de colocar uma ao lado da outra na assadeira. Depois disso, regue as tortillas com o molho de tomate restante, polvilhe o queijo mussarela e leve ao forno por 10 minutos, ou até gratinar todo o queijo.

 (Foto:  )

Retire a assadeira do forno e desligue. Decore cada tortillas com uma colher de chá de sour cream e, no topo, coloque uma rodela de azeitona. Ao final, coloque o ramo de salsinha separado. Y ahora, buen provecho!

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários