Estudo de Harvard comprova: meditar ajuda a emagrecer – GQ

8

Que o estresse prejudica a saúde de uma maneira geral, todo mundo sabe. Atualmente, entre 60 e 90% das visitas aos consultórios médicos são por causa de condições associadas ao estresse. Essa resposta natural às ameaças – reais ou imaginárias – desencadeia a liberação de diversas enzimas na corrente sanguínea, como cortisol, adrenalina e noradrenalina, que aumentam os riscos de desenvolver doenças cardíacas, ansiedade, depressão, piora na qualidade de vida e aumento de peso.
“A resposta biológica ao estresse crônico leva a mudanças hormonais no hipotálamo, que fica no cérebro, e nas glândulas hipófise e adrenal”, explica a Dra. Tassiane Alvarenga, endocrinologista e metabologista.
Fugir das situações estressantes no dia a dia é bastante complicado, mas o professor Dr. Herbert Benson, da universidade de Harvard, nos Estados Unidos, indica que a espiritualidade, quando aliada à medicina, se torna um antídoto importante contra esse mal. “O Dr. Benson propõe a meditação como forma de relaxar e combater os efeitos nocivos do estresse, como a alteração de genes associados à inflamação, aos processos oxidativos, à imunidade, à regulação de insulina, entre outros”, conta Dra. Tassiane.

A meditação, de acordo com a endocrinologista, é uma arma poderosa no controle do peso e não requer muito tempo. “A prática pode ser feita em qualquer lugar – no trânsito, no mercado, ao acordar etc., e por pouco tempo. Dez minutos por dia já ajudam bastante”, ensina, “basta parar e focar em algo: respiração, um som, uma palavra, uma oração, e respirar fundo. Não precisa se preocupar em como está indo. Se perder a concentração, respire e volte a focar no que escolheu”. Se você acha que a prática não tem nada a ver com você, saiba que existem várias modalidades de meditação, e uma vai te agradar.
Com o passar dos dias, a pessoa que medita passa a notar maior facilidade em realizar a técnica de mindfulness e o emagrecimento se torna mais fácil, pois é possível controlar a resposta do organismo ao estresse, relaxar profundamente e garantir até um sono mais reparador. “Corpo e mente saem ganhando. As emoções se equilibram, a fome diminui, há menos chances de comer besteira, o emagrecimento acontece sem sofrer”, conclui a médica. Quer mais um bônus? A meditação ainda te ajuda a ter mais foco, concentração e melhora seu desempenho cerebral e te ajuda a tomar decisões mais inteligentes. Convencido?

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários