Excesso de atividade física pode causar hérnia escrotal – GQ

11

Quem já fez exame médico no alistamento militar deve se lembrar do teste: soprar o braço, fazendo força na região abdominal. O exame ajuda a identificar qualquer hérnia insuspeita. O Ministério da Saúde estima que até 8% dos brasileiros tenham alguma hérnia abdominal, que pode “descer” para os testículos. Descubra se você pode ser candidato a desenvolver a doença.

O que é a hérnia na virilha
A imagem externa da hérnia inguinal (virilha) é uma protuberância de pele. A saliência corresponde a um pedaço de víscera que “escapou” devido ao enfraquecimento, afastamento ou ruptura da musculatura do abdômen. Segundo o Ministério da Previdência Social, estima-se que anualmente 80 mil pessoas são afastadas do trabalho devido à hérnia na virilha, que atinge os homens na maioria das vezes.

O caminho da hérnia escrotal
Mas como a hérnia da virilha vai parar no saco? Durante a gestação, os testículos são formados no interior do abdômen e depois migram para a bolsa escrotal por meio do canal inguinal. Após o nascimento, esse canal tende a se fechar deixando apenas um pequeno orifício. É por ali que a hérnia na virilha “escapa” e se desloca até o escroto, especialmente para o lado direito.

Muita hora nessa calma (Foto: divulgação)

Esforço físico causa hérnia escrotal
O canal inguinal é, digamos, um ponto fraco da parede abdominal. Há casos em que o canal não se fecha adequadamente após o nascimento. E outros em que a musculatura fica mais flácida com o envelhecimento. Portanto naqueles que já possuem a predisposição, uma tosse persistente ou prisão de ventre são suficientes para o aparecimento de uma hérnia. O mesmo vale para quem exagera nas atividades físicas (nem precisa ser um atleta de alta performance).

Hérnia aumenta aos poucos
A hérnia escrotal é uma evolução da inguinal. Geralmente os primeiros sintomas são pequenos nódulos na região na virilha. Não aparece uma hérnia enorme de uma hora para outra, ela vai aumentando, conforme o esforço físico que for sendo feito.

Inchaço e dor são sintomas de hérnia
O escroto fica bastante inchado, causando dor e desconforto, especialmente quando se faz qualquer força abdominal, como levantar peso ou mesmo tossir.

Risco de infertilidade
O maior risco é que o pedaço do intestino que se desprendeu fique “encarcerado”, reduzindo o fluxo sanguíneo, o que causa a necrose dos tecidos. Há risco de provocar infertilidade masculina, pois compromete o armazenamento dos espermatozoides.

Diagnóstico de hérnia é simples
O diagnóstico das hérnias abdominais e escrotal são realizadas em avaliação clínica simples, olhando e tocando a região. Às vezes, o médico solicita exames de imagens.

Cirurgia de hérnia é o tratamento-padrão
Após anestesia local ou peridural, é realizado um pequeno corte para empurrar a hérnia para dentro do abdômen e o orifício é fechado com uma tela especial. A recuperação costuma ser rápida. A alta hospitalar é dada no mesmo dia ou no dia seguinte. Mas é preciso evitar esforço físico por pelo menos 10 dias.

Aí, que dor! (Foto: divulgação)

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários