Exposição aborda a obra de Le Corbusier para além da arquitetura – GQ

10

Charles Edouard Jeanneret-Gris, o Le Corbusier, é tema de nova exposição no Museu da Casa Brasileira em São Paulo, que tem início no próximo sábado (16). A proposta é ir além da obra do artista, uma das figuras mais importantes da arquitetura no século XX, e discutir a geração modernista de arquitetos brasileiros, muito marcada pela influência de Le Corbusier – ele chegou a prestar consultoria no projeto do Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro em 1963.

‘Experimentando Le Corbusier – Interpretações contemporâneas do modernismo’ reúne artistas, arquitetos e escritores ao redor dos temas modernistas de seu trabalho. Uma conversa entre o premiado arquiteto paulista Paulo Mendes da Rocha e Catherine Otondo inspira as ilustrações de Alexandre Benoit (abaixo).

 (Foto:  )

Noções como simetria, perspectiva, movimento e composição são abordadas pelas obras dos artistas Carla Chaim, Lucas Simões e Ivan Pado- vani. Estarão expostas peças da Oficina de Marcenaria elaboradas em parceria com o Instituto Leo, inspiradas nas obras de Le Corbusier. Os Irmãos Campana completam o corpo de designers, ocupando o jardim do Museu com a instalação Taquara. 

Haverá a colaboração de escritório brasileiros como Aleph Zero, AR Arquitetos, Bloco Arquitetos, FGMF, Gabriel Ranieri além de um texto escrito pelo filósofo francês Mickaël Labbé especialmente para a mostra.

Campana (Foto: Divulgação)

A exposição conta com curadoria de Pierre Colnet e Hadrien Lelong, da Cremme – Editora de Mobiliário. 

Serviço

Experimentando Le Corbusier – Interpretações contemporâneas do modernismo
Abertura: 16 de junho, sábado Horário: às 14h00
Entrada gratuita
Visitação: até 12 de agosto

Museu da Casa Brasileira Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários