Fashionistas, atenção! Selecionamos os melhores museus de Nova York dedicados à moda… – Moda – Glamurama

22

Metropolitan Museum, Museu de Design Smithsonian e Fashion Institute of Technology são opções para os loucos por moda em Nova York / Crédito: Divulgação

Quem ama moda está sempre de olho nas passarelas, revistas e vitrines que possam trazer alguma inspiração fashion. Mas, que tal voltar o olhar para os museus? E para quem está interessado em alta costura francesa, moda de vanguarda, estilo de rua contemporâneo e outros assuntos relacionados a esse universo, é hora de investir em uma viagem para Nova York. A cidade americana abriga vários museus dedicados ao tema e que valem a visita. Dá uma conferida nesse roteiro que não sai de moda.

Fashion Institute of Technology Museum

O local possuo peças como o vestido original de Christian Dior da foto de Richard Avedon / Crédito: Divulgação

Uma boa parada para quem gosta de história da moda é o Museu do Fit (Fashion Institute of Technology) a alguns quarteirões ao sul do distrito de moda de Nova York. A mais recente exposição, “Paris: Capital da Moda” (exibida até 4 de janeiro de 2020), analisa o “glamour mítico” da cidade, segundo a diretora do museu Valerie Steele. Os aficionados da moda ficarão emocionados ao ver peças como um vestido original de Christian Dior da foto de Richard Avedon, “Dovima with Elephants”, confecções de John Galliano e mais. Perfeito!

Museu do Brooklyn

Na exposição, os visitantes viajam pelos showrooms ao estilo de Star Trek / Crédito: Divulgação

Os salões do Museu do Brooklyn recebem a exposição “Pierre Cardin: Future Fashion” até 5 de janeiro de 2020. Na mostra, os visitantes viajam pelos showrooms ao estilo de Star Trek e ambientes de discoteca da era espacial, preenchidos com os designs de Cardin para roupas, acessórios e desfiles. Embora, à primeira vista, grande parte do que está exposto possa parecer um retrocesso, é ótimo analisar como as visões do estilista, ainda vivo, mudaram ao longo dos anos.

Cooper Hewitt, Museu de Design Smithsonian

A exposição mostra como a tecnologia ajuda a moda / Crédito: Divulgação

Mesmo que você não seja um designer, é ótimo entender as etapas de costurar uma peça de roupa. E quando se trata de celebrar o processo de design, o Cooper Hewitt é o lugar para visitar. Por lá, a mostra “Natureza”, que fica até 20 de janeiro de 2020, analisa as maneiras pelas quais a tecnologia pode melhorar ou modificar a moda, desde vestidos de seda brilhantes até sapatos.

Museu de Artes e Design

A exposição fala sobre moda e artesanato / Crédito: Divulgação

Moda é tanto artesanato, como arte. E o Museu de Artes e Design coloca esse conceito em primeiro plano. Do tradicional ao tecnológico, apresenta as técnicas utilizadas no processo criativo em seus diversos espetáculos. Sua mais nova exposição, “O mundo de Anna Sui” (de 12 de setembro de 2019 a 23 de fevereiro de 2020), aborda o jeito criativo da cultura pop do designer e seus inúmeros pontos de inspiração ao longo de seus quase 30 anos de carreira. Entre as influências de Sui, estão os lenços pintados de cores vibrantes, desenhados pela artista e empresária do século XX, Vera Neumann, que, convenientemente, podem ser vistos na mesma visita na retrospectiva colorida “Vera Paints a Scarf” (em exibição até 26 de janeiro de 2020).

Metropolitan Museum

A “Jewelry for America” apresenta mais de 100 peças da coleção Met / Crédito: Divulgação

O Museu já é conhecido por suas exposições de moda e dessa vez “Jewelry for America” (em exibição até 5 de abril de 2020) apresenta mais de 100 peças da coleção Met, incluindo pingentes de diamante e platina Cartier, colares da Tiffany da virada do século e até pinturas de John Singer Sargent.

Whitney Museum

Itens de loja exclusivos, vinculados às novas exposições do museu dividem espaço nas prateleiras / Crédito: Divulgação

A relação entre moda e arte sempre foi forte no Whitney e o espírito colaborativo tornou-se ainda mais fácil de ser visto desde a mudança do museu do Upper East Side para o Meatpacking District em 2015. Maravilhoso!

MoMA

Moda contemporânea e de rua se concentrar na principal loja do MoMA / Crédito: Divulgação

Até o novo edifício do MoMA reabrir ao público em 21 de outubro, os fãs do design e da moda podem se encontrar na loja do museu, a MoMA Design Store. O departamento de design do MoMA defende o valor inerente ao bom design em sua coleção permanente com produtos dos mais diversos e cheios de estilo.

Fonte oficial: Glamurama

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários