Fios de cabelo sinalizam saúde do organismo

18

Crédito: Arquivo

Queda, ressecamento e falhas no couro cabeludo podem revelar desequilíbrio do corpo. Linha de cosméticos brasileira promete oferecer tratamento integral a profissionais da beleza e consumidores finais.

Maciez, brilho e hidratação são exigências clássicas de quem entrega o cuidado das madeixas aos profissionais da beleza. Mas nem todo mundo percebe que o cabelo também pode revelar muito sobre a saúde de cada indivíduo, funcionando como sinalizador de alguns fatores como o bem-estar e o equilíbrio do organismo.
Sinais como queda, ressecamento ou até falhas no couro cabeludo são provas disto, e podem refletir quadros patológicos de origem orgânica ou emocional. É comum que a perda dos fios, por exemplo, esteja relacionada a uma série de fatores, como os danos causados pelo estresse e depressão, a falta de vitaminas e proteínas na dieta, ou até mesmo as disfunções hormonais.
A necessidade de trazer ao mercado um produto que proporcionasse saúde além de benefícios estéticos ao consumidor, foi o que mobilizou o empresário Carlos Peixoto a lançar, em 2013, no Brasil, a Oceano Cosméticos. “Atuo como profissional da beleza há bastante tempo e passei a observar que muitas linhas de produtos capilares não percebiam que o cabelo e a saúde estão interligados. Salão de beleza, para mim, é um espaço terapêutico, e possui um papel importante na qualidade de vida do profissional e do cliente. Estética e bem-estar são dois itens que não se separam, caminham sempre juntos”, conta o empreendedor.
Para manipular os produtos da marca Oceano Cosméticos, farmacêuticos e profissionais da beleza pesquisaram durante anos as necessidades capilares e também as necessidades do corpo, de forma a reunir vitaminas e nutrientes essenciais à saúde de ambos e eliminar substâncias nocivas à saúde dos envolvidos no processo: o cliente e o cabeleireiro. O estudo resultou na elaboração da linha Spa Therapy – Meu Momento, que tem conquistado o mercado brasileiro. O tratamento combina a utilização dos cosméticos com a aplicação personalizada, que reúne técnicas de massoterapia e aromaterapia.
A utilização dos produtos e a aplicação da técnica já fez com que os especialistas e profissionais que aderem à linha, identificassem benefícios como o eficaz tratamento dos fios e do bulbo capilar, o fortalecimento do couro cabeludo, o aumento da quantidade de fios, a recuperação mais célere de ferimentos, a melhora do humor, o alívio das dores de cabeça, a melhora da elasticidade da pele, a eliminação de toxinas e resíduos metabólicos, dentre outros.
Entre os produtos de sucesso da Spa Therapy – Meu Momento, está o shampoo Keraseven, que possui ampla ação de engrossamento capilar, fortalecimento do couro cabeludo, recuperação do brilho, além de prevenir e reparar a queda de cabelo. Há também a Máscara Violet Silver Keraseven, que foi desenvolvida com uma combinação balanceada de pigmentos que atuam como agentes eliminadores e reduzem os tons amarelados indesejados nos cabelos louros, grisalhos, com mechas e descoloridos. Já a linha Keraseven Profissional, que dispõe de itens como o Keraseven Gold Last, facilita a escovação, protege os fios das agressões causadas pelo calor do secador, evita a formação de pontas e controla o frizz.
Hoje, a empresa possui revendedores distribuídos por todo o estado de São Paulo, que apostam nos resultados do empreendedorismo. Há dois meses, Jequié, da cidade da Bahia, recebeu a primeira franquia da empresa com uma loja física modelo para todo o país. “Aposto na Oceano porque se trata de uma marca que faz a diferença. O cliente percebe quando adquire um produto de qualidade, pois ele observa os benefícios e, ao ser surpreendido, volta à loja. Em apenas dois meses estamos crescendo em um ritmo bastante proveitoso”, conta Daniele Peixoto, responsável pela franquia.
Para Cláudia Salustino, 42, cabeleireira, a adesão ao produto em seu salão foi resultado de satisfação pessoal. “Comecei a utilizar a linha Spa Therapy em minha casa e em pouco tempo percebi os resultados, como por exemplo, a redução na queda de cabelo. Não demorou até que eu aderisse à linha profissional e levasse os produtos para o meu estabelecimento. Hoje, as clientes pedem a Oceano Cosméticos durante os procedimentos e acabam comprando os produtos para uso em casa. Tornei-me uma revendedora e, mais do que isso, uma fiel defensora da marca. É o mercado que ganha”, conta Cláudia.


​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários