Guia de sobrevivência de Luciana Gimenez para o Burning Man – GQ

5

Música eletrônica, liberdade de expressão, pessoas nuas, carros de som decorados, bicicletas por todos os lados e areia, muita areia. Esse é o Burning Man, festival de 32 anos de vida que rola até o dia 3 de setembro no deserto de Black Rock, no estado de Nevada, Estados Unidos. No último ano (2017), 70 mil pessoas fizeram o festival acontecer e Luciana Gimenez foi uma delas.

+ Por dentro do Burning Man, o ‘festival’ mais louco do mundo
+ Deserto do ‘Burning Man’ alagou – e festival pode precisar mudar de lugar

A modelo e apresentadora de televisão teve a sua primeira experiência no Burning Man em 2017 (ela não pode comparecer ao evento este ano pois priorizou a mudança do filho mais velho Lucas Jagger a Nova York onde vai iniciar a faculdade) e revela que “é realmente um festival de arte e uma libertação pessoal”. Mas como fazer para cuidar do cabelo, tomar banho e encontrar o que comer no meio do deserto? Para dar uma pequena ajuda com tais questões, batemos um papo com Luciana para criar uma espécie de guia para os burners* de primeira viagem. Está pronto?

Como tomar banho? “Se você estiver em um trailer, tem chuveiro, mas não funciona muito bem. No acampamento que eu fiquei tinha um trailer de chuvero. Não era aquele banho, mas dava pra fazer tudo. Mas não que adiante muito. Assim que você sai do banho, o cabelo vira um ninho de rato que não adianta o que você faça, ele não vai ficar arrumado. Preso e solto é a mesma coisa. Uma vez que você sai do seu trailer, você fica a base da agua que vc esta carregando.”

Lencinho umedecido vale? “Ahhh, sim! Baby wipes no bumbum. Apesar de que o lugar é tão seco que fica difícil. Mas vale até pra passar no corpo. Ele dá uma sensação por um segundo de limpeza.”

Como cuidar da pele? “Deserto nao tem tanta água pra tomar ne. Muito protetor solar. E seja o que deus quiser.”

E água? “Não esqueça que você está no deserto. Não tem tanta água pra tomar.”

O que levar na necessaire? “Muito protetor solar porque é muito quente e seja o que Deus quiser. Passe cremes a noite!”

Xixi? Cocô? “Olha, você não faz tanto xixi pq o local é seco e você não bebe muita água. E coco, olha, a comida de lá é tão ruim que dá uma entupida.”

luciana (Foto:  )

Barraca ou trailer? “Eu indico o trailer para quem vai pela primeira vez. É mais confortável, porém mais caro.

Como dormir com a música alta 24h? “Protetor De Ouvido Anti Ruído. E você acaba desmaiando de cansaço depois de andar e pedalar durante o dia inteiro.”

Existe regra para se vestir no burning man? “Não. Inclusive tem gente que anda pelado! O estilo é meio Mad Max misturado com o que você tiver a fim. As pessoas vão muito à vontade. A mistura é: futurista com deserto, surtei e botei uma roupa. Mas nos pés Nós pés use bota e meia para protege-los!

Quantos looks você levou? “Eu montei os looks em cima da hora, mas levei uns quatro. Quando for o ano que vem vou levar oito (e vou de qualquer jeito).”

luciana (Foto:  )

E para se proteger do frio a noite? “Eu levei 2 casacos e me virei. Leve muito meião, óculos para se proteger da areia com vento, pouca roupa e com tecidos brilhantes.”

Você sofreu assédio algum momento por conta das roupas? “Não, nada. O Burning Man não é para sacanagem. Parece que é, mas não é. É algo super relax. É uma viagem interna. É realmente um festival de arte. É uma libertação. Lá não tem internet, então eu tirei algumas fotos perto do trailer e esquece vendo a vibe do lugar. A gente nao se toca o quanto o telefone enche o saco. Lá, cada um fica no seu mundo.”

Luciana não economizou no brilho em seus looks  (Foto: Reprodução/ Instagram @raul)

Como e onde comer no Burning Man? Existem barracas, tem um local específico para comidas? Como funciona isso? “Se vc for num acampamento legal, eles te dão a comida. O ideal é fazer umas compras antes e levar para comer. Lá é tudo enlatado e na base da troca com os outros integrantes do festival. Quando aparece uma maçã na sua frente é tipo “uau”. Mas gourmet esquece. É o que tem pra hoje.”

Como ir de um lado para o outro no deserto? “Bicicleta total. Uma dica é: customize a sua bike para não perdê-la. Os pontos de identificação dos locais são móveis. Se você parar a sua bike perto de um carrinho de fruta, por exemplo, depois de 10 minutos ela pode ter saído de lá. E como você vai achá-la depois? Então identifique a sua bicicleta e não esqueça de colocar uma lanterna no guidão para conseguir enxergar porque a noite é tudo um breu.”

luciana (Foto:  )

Existe uma idade limite para ir à festivais? “Nao! Nao existe limite para nada! Tinha gente mais velha e crianças. Infelizmente esse limites de idade a gente cria na nossa cabeça (e é triste). E a gente se limita. No Burning Man as pessoas vão pra curtir, para se expressar. Tudo é válido. Uma vez que você esteja lá, é valido.”

luciana (Foto:  )

*De acordo com o glossário do Burning Man, um burner é aquele que busca um estilo de vida baseado nos valores refletidos nos Dez Princípios do Burning Man.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários