Indiano perde 40 kg com dieta sem açúcar, Zumba e exercícios em casa – GQ

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Nota do editor: a história compartilhada abaixo é um relato pessoal de responsabilidade do autor. A GQ Brasil não recomenda a adoção de nenhuma técnica ou dica compartilhada abaixo sem acompanhamento médico e/ou profissional. Consulte sempre um profissional autorizado antes de seguir com qualquer tipo de dieta ou série de exercícios.


Shivam Ahuja (Foto: Acervo pessoal/GQ India)

Preguiça e letargia são produtos de um lifestyle inadequado que, mais normalmente que não, provêm de hábitos alimentares errados. Você começa se alimentando em horários incorretos e, antes que perceba, ganhou não apenas alguns quilos a mais, como o costume de dar desculpas frequentes para evitar qualquer atividade física.

Pegue, por exemplo, o caso de Shivam Ahuja, de 21 anos. Apesar de ser jovem, ele não conseguia nem correr direito, cansando-se em menos de cinco minutos a cada vez que testava seus limites. “Eu pesava 108 quilos e me faltava energia para fazer qualquer tipo de atividade. Eu não corria direito e, quando tentava, me cansava com menos de 5 minutos devido ao excesso de gordura do meu corpo”.

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“Inicialmente eu ficava muito triste com minha inabilidade em correr, mas em vez de me queixar todos os dias, decidi converter essa fraqueza em minha força e perder peso para virar a melhor versão de mim mesmo. Coloquei esse objetivo em minha mente e trabalhei incansavelmente e diariamente rumo a isso. Em um intervalo de 24 meses, eu consegui perder 40 quilos, passando dos 108 para os 68 quilos.”

“O lance foi que eu me amava muito, e ainda amo. Isso virou minha maior força. Me deu a coragem para melhorar diariamente durante minha jornada de emagrecimento.”

Plano de emagrecimento para perder 40 kg

“Perder peso rápido nunca esteve em meu radar, mas incorporar o fitness a meu estilo de vida estava.”

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Ahuja adotou as seguintes mudanças simples para melhorar seu padrão de vida e começar a jornada de perda de peso:

– Eu parei de pegar táxis para distâncias curtas e comecei a andar o máximo que podia. Também comecei a subir pelas escadas em vez de pegar o elevador e fiz planos de atividades ao ar livre com amigos em vez de me reunir com eles apenas para comer junkie food;
– Eu reuni o conhecimento certo pelo YouTube sobre como perder peso. De fato, eu fui aprendendo mais e mais a cada etapa, um dia por vez;
– Eu entrei para uma academia. Me ajudou a ganhar consistência. Comecei minha jornada de perda de peso em exercícios de cardio e com Zumba e depois fui para a musculação;
– Por último, cortei completamente o açúcar de minha dieta.

Após estabelecer esses critérios para perder peso, Ahuja mudou sua dieta diátia para reduzir carboidratos e ganhar massa muscular comendo as proteínas corretas.

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Como perder peso: plano de dieta

“Eu não era rígido em termos do que comia, mas tentava comer corretamente, de maneira saudável. Sou um ovo-vegetariano [pessoa que não come carne, mas come ovos], então meu maior foco era aumentar o consumo de proteína e reduzir o consumo de carne.”

Dieta ovo-lacto-vegetariana para perder peso:
Café da manhã (9h): 4 ovos inteiros – cozidos, mexidos ou em forma de omelete
Almoço (14h): 2 rotis (espécie de pão achatado) com ensopado de lentilhas e um copo de iogurte
Snack (17h): Um prato de aveia com Whey Protein
Jantar (20h): 1 roti (espécie de pão achatado) com ensopado de lentilhas e salada

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“Eu também bebia chá sem açúcar duas vezes ao dia e tinha uma refeição livre (uma ‘trapaça’) por semana. Ser fitness é uma mudança de estilo de vida a longo prazo, não um plano tão estrito. Para sustentá-la, essa ‘trapaça’ é tão importante quanto uma rotina de exercícios.”

Quais exercícios seguir?

“Pelas primeiras semanas eu ia à academia apenas para me divertir. Eu apenas fazia treinos de cardio e aulas de zumba.”


Shivam Ahuja (Foto: Acervo pessoal/GQ India)

Minha série de cardio e zumba incluía:
– Correr na esteira por 20 minutos
– Bicicleta ergométrica por 20 minutos
– Zumba de 20 a 30 minutos

“Após as primeiras semanas, aprendi que resistência somada a musculação tem seus benefícios. Então incluí aparelhos em meu treino.”

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O treino de musculação de Ahuja incluía:

SEGUNDAS – Superiores
– Supino
– Supino inclinado
– Remada com barra
– Elevação
– Elevação lateral
– Rosca francesa
– Rosca inclinada

QUARTAS – Inferiores
– Agachamento
– Afundamento
– Leg press
– Levantamento stiff
– Panturrilha em pé

SEXTAS – Abdominais e cardio (incluindo corridas)
“Eu continuei indo à academia por um ano e então passei a praticar exercícios em casa. Esse regime incluía exercícios funcionais com musculação. De fato, essa é minha rotina já há algum tempo e atualmente me exercito de quatro a cinco vezes na semana, com uma escada, uma bola medicinal, faixas de resistência, halteres e anilhas. Também foco em exercícios livres, sets se flexões e abdominais e séries de boxe, entre outros.”

Como manter o peso após um emagrecimento drástico?

“Manutenção é sinônimo de consistência e vontade de melhorar. Por exemplo, agora eu peso 75 quilos. Meu novo objetivo é aumentar minha massa muscular e melhorar meu físico ainda mais.”

Alguma dica para quem está tentando perder peso?

“Perder peso em um ritmo moderado pode ser um desafio às vezes. O truque é manter-se positivo e confiante. Você também pode segui quatro princípios para garantir com que você não se afaste do objetivo:

1. Evitar junkie food e comer apenas refeições feitas em casa;
2. Evitar açúcar o máximo possível;
3. Exercitar-se e manter-se em um modo de deficir de calorias;
4. Manter-se motivado e amar a si próprio.

Aviso: A dieta e série de exercícios compartilhada pelo entrevistado podem ou não ser aprovadas por experts. A GQ Índia e a GQ Brasil não encorajam ou apoiam truques ou dicas para a perda de peso compartilhadas pelo autor do artigo. Consulte sempre um profissional médico autorizado antes de seguir com qualquer tipo de dieta ou série de exercícios divulgados aqui.

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Fonte oficial: GQ

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