Infalível! Como comprar qualquer eletrônico online sem preocupações – GQ

3

Com as festas de fim de ano batendo na porta, chega também a temporada de muitas promoções em lojas e sites de todo o Brasil.
 

Veja ofertas e descontos de TVs de alta definição na Amazon

A amazon.com.br tem uma variedade de ofertas na seção de eletrônicos das melhores marcas para todos os gostos e bolsos. Mas são tantas opções, que a gente sabe que às vezes fica difícil escolher com confiança qual comprar.

Além da dica de ouro que é checar resenhas e reviews no Techtudo ou em seu canal preferido do YouTube, este guia vai te ajudar a tomar uma decisão baseado em perguntas que para fazer a quem mais se interessa nessa compra: você.

1. O que quero é o que eu realmente preciso?

Comece se perguntando: “qual problema ou vontade quero resolver?”.

Muitos eletrônicos oferecem uma infinidade de funções, quando na realidade você só está procurando uma ou duas principais. Pense duas vezes ao escolher um produto mais caro apenas por uma pirotecnia.

Um bom exemplo disso são os tablets. Se você procura um dispositivo especificamente para leitura, por exemplo, uma opção é comprar um Kindle, que custa até seis vezes menos que um equipamento com quase o mesmo potencial que o seu celular – que você já tem, né? A palavra chave aqui é foco.

 

Amazon (Foto: Divulgação)

A não ser que intenção de compra seja adquirir um item como uma multifuncional para seu home office – cuja necessidade de uso deu origem a sua existência, fique com o produto que faz melhor aquilo que você de fato procura e precisa.

Essa dica vale também para eletrodomésticos, como microondas e geladeiras.

2. Devo olhar marca e componentes ou o pós-venda?

Os dois! Se no passado um “negócio da China” poderia significar uma grande furada, há alguns anos a maioria dos equipamentos eletrônicos começa a sua produção por lá e são finalizados em outro país. Hoje com certeza o dispositivo onde você está lendo este texto tem mais de uma nacionalidade, principalmente em sua montagem – e isso não é nenhum problema.

Amazon (Foto: Divulgação)

Veja ofertas e promoções de iPhones com desconto na Amazon

Pensando nisso, é importante verificar como é a presença da marca de seu eletrônico no Brasil. Algumas podem não ter sede nacional, mas há muitos revendedores autorizados ou credenciados que facilitam o pós-venda. Isso em casa de você querer adquirir um acessório oficial com qualidade ou precise fazer um reparo. A garantia e possível troca de qualquer importados é de 3 meses segundo a legislação brasileira vigente.

E claro! Na Amazon você tem garantia de A a Z nas compras feitas pelo site, em qualquer loja, com cobertura desde as condições do item comprado à sua entrega dentro do prazo estimado.

3. Preparado para o futuro: lançamentos ou custo benefício?

Talvez a mais difícil das três, mas igualmente importante, seja esta questão: “Devo pagar mais caro em um lançamento ou adquirir uma versão anterior com uma relação custo/benefício interessante?”. As dicas para lhe ajudar nessa resposta são duas.

Primeiro, é importante entender o que são realmente upgrades entre os modelos. Muitas vezes as diferenças são mínimas e não valem o investimento em lançamentos. Alguns segmentos também tem ciclos de renovação longos. Fique atento! Nem todos são como os smartphones.

E aí entra a segunda dica. Se o item desejado for ser primeiro eletrônico no segmento, procure pelo modelo de entrada, normalmente duas versões anteriores ao lançamento mais atual da marca. Mas, se a diferença de preço não for tão grande e cabe no seu bolso, compre a versão imediatamente anterior ao lançamento mais recente.

Amazon (Foto: Divulgação)

Roomba: se você ainda não tem um, comece pela versão 621, modelo de entrada da iRobot e em média duas vezes mais barato que o mais recente

“Mas, eu devo comprar já pensando em trocar?”. Não, mas esses modelos tem grandes chances de suprirem suas atuais necessidades. Afinal, você também não conhece o seu ciclo de uso – que é por quanto tempo mais ou menos você vai usar antes de querer trocar por um novo.

Pra te ajudar, anote aí mentalmente as médias: eletrônicos como TVs de alta definição, fones de ouvido sem fio, caixinhas de som e câmeras digitais ultra-portáteis tem ciclos de 18 a 30 meses de renovação, enquanto os de altíssima tecnologia, como os celulares, tem lançamentos novos a cada 6 meses.

Não é preciso saber de antemão o tempo médio do seu ciclo, afinal isso depende da intensidade e familiaridade no uso do aparelho. No entanto, é importante ficar ligado, pois esse quesito vai te ajudar na hora de trocar o modelo e dar aquele upgrade de verdade, lhe tranquilizando quanto a investir um valor mais alto nos lançamentos de última geração.

Bônus: os links deste texto levam para páginas secretas com ofertas e promoções exclusivas para você leitor da GQ. Curtiu, né? Compartilhe com seus amigos e família. Boas compras!

 

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários