Jamie Oliver se abre sobre problemas com os negócios: “Tentei o possível até o último minuto” – GQ

11

Jamie Oliver (Foto: NBCU Photo Bank via Getty Images)

Os negócios do chef britânico Jamie Oliver passam por maus bocados: em abril, o chef e sua equipe tiveram que fechar ou vender 25 restaurantes e colocar a Jamie’s Italian, rede central para seus negócios de restaurantes, em administração (situação análoga à recuperação judicial no Brasil). Algo na casa de 1000 funcionários foram desligados. “Não tem como dourar a pílula”, diz Jamie em conversa com o jornal New York Times. “Achei que poderia consertar as coisas, mas não fui capaz. Posso certamente me olhar no espelho sabendo que tentei o que pude até o último minuto.”

+ Com abelhas silvestres, chef trabalha na preservação de Mata Atlântica em plena São Paulo
+ Macarrão instantâneo ganha versão “saudável” no Japão

“Ficamos sem dinheiro”, explica. “É simples assim”.

Segundo apuração do jornal, a rede de Jamie chegou, em seu auge, a servir 7,5 milhões de refeições ao ano e contrarar 4,5 profissionais. Hoje as operações são bem mais reduzidas: são apenas 120 funcionários.

As razões da crise são várias. Em 2018, a Jamie’s Italian contraiu dívidas no montante de 41,7 mi libras – incluindo compromissos com credores e funcionários. 12 dos 37 restaurantes da rede já haviam sido fechados, e algo em torno de 600 funcionários mandados embora. A desvalorização da libra desde o referendo do Brexit, um aumento no preço de alúgueis e de ingredientes foram outros dos fatores. 

Injeções de dinheiro vindas do banco HSBC e dos próprios bolsos do chef não contornaram os problemas. Ao fim de 2018, as vendas da rede haviam caído 11%.

Por outro lado, Jamie Oliver segue sendo um hit nas livrarias. Ele é o maior best-seller de não-ficção na Inglaterra, e moveu das prateleiras o equivalente a US$ 7,4 milhões em livros só este ano. No total, são mais de 45 milhões deles vendidos desde que Oliver se aventurou no ramo editorial.

Acompanha tudo de GQ? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais,o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários