Lasanha com muçarela de búfala é alternativa mais leve que a tradicional – GQ

5

Bistro Charlo (Foto: flickr/photos/wellingtonnemeth)

O chef Ênio Cardozo, do Bistrô Charlô, criou uma receita de lasanha mais leve que a tradicional, com muçarela de leite de vaca. O prato leva muçarela de búfala – da Búfalo Dourado -, mas não deixa de fazer a mistura clássica entre os molhos bechamel e bolonhesa. Confira a receita.

+Para dias frios, a pedida é lasanha com ragu de linguiça
+Esta lasanha de cogumelos é bela pedida para dias de casa cheia
+Aprenda a fazer o Croque Monsieur, um senhor sanduíche

Ingredientes

Molho Bechamel

100 gr de farinha de trigo
150gr de manteiga extra sem sal
1 litro de leite integral
2 unidades de folha de louro
O quanto baste de noz moscada em grão
200 gr de cebola
3 gr de sal iodado

Molho Bolonhesa

5 gr de tomilho
3 dentes de alho
2 gr de pimenta do reino preta moída
500 gr de tomate pelado
2 folhas de louro
5 gr de sal iodado

Massa

O quanto baste de azeite extra virgem
100 gr de farinha semolina
400 gr de farinha de trigo
3 gemas de ovos


Bistro Charlo (Foto: flickr/photos/wellingtonnemeth)

Modo de preparo

Molho bechamel

Refogue a cebola com a manteiga, antes das cebolas começarem a dourar entre com a farinha de trigo até que vire um creme. Vá colocando aos poucos o leite em temperatura ambiente até que ele se junte bem ao creme de farinha e manteiga. Acrescente as folhas de louro e deixe ferver até chegar ao ponto desejado (um molho levemente espesso). Passe o molho por uma peneira para retirar toda a cebola, finalize com a noz moscada e sal a gosto.

Molho Bolonhesa

Refogar a cebola e o alho, acrescentar a carne moída já temperada com sal e pimenta, refogar até que a carne fique mais seca. Acrescer o molho de tomate base e o tomate pelado, colocar para ferver junto com o louro e o tomilho. Assim que o molho estiver na textura e cor desejada, peneirar e ajustar o sal e pimenta.

Massa

Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea, deixe descansar. Abra a massa em um cilindro e faça folhas da massa em tamanhos que consiga cozinhar. Leve as folhas já cortadas a uma panela de água fervente, cozinhe rapidamente e passe em água fria para pausar o cozimento da massa. Dispor elas em uma travessa com fios de azeite entre as massas pré-cozidas.

Montagem

Faça camadas iniciando com molho bechamel na base da assadeira, na sequência massa, molho bolonhesa e muçarela de búfala, da Búfalo Dourado. Mantenha essa sequência até chegar próximo a borda da assadeira e finalize com a muçarela de búfala.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários