Lista GQ: 5 fatos sobre Tim Burton tão excêntricos quanto os seus personagens – GQ

10

Tim Burton (Foto: Getty Images)

Tim Burton completa 61 anos neste domingo (25) com muita história (estranha) para contar. Responsável por filmes clássicos como Edward Mãos de Tesoura e Os Fantasmas se Divertem, o artista criou um universo só seu, deixando uma marca pitoresca no cinema.

+ João Daniel Tikhomiroff comenta a carreira de Tim Burton 
+ ‘A ironia é que eu amo elefantes’, diz Michael Keaton sobre viver um vilão em ‘Dumbo’
+ “Sempre tive mais medo da vida real”, afirma o diretor Tim Burton

De certa forma, os personagens mais marcantes dos seus filmes refletem a imagem do seu criador – a começar pelos cabelos desgrenhados e passando, claro, por traços de personalidade, herdando a imagem principalmente excêntrica, um pouco gótica.

Em homenagem ao aniversário do diretor estadunidense, destacamos abaixo cinco curiosidades da história de Burton tão peculiares quanto às suas criações pautadas pelo absurdo. Neste caso, o homem ajuda – em partes – a explicar as obras.

Uma estátua de cera na sala de casa


Sammy Davis Jr (Foto: Getty Images)

Sammy Davis Jr. foi um cantor, dançarino e ator estadunidense bastante influente no século passado. Fã declarado do artista, morto em 1990, Tim Burton tem uma estátua de cera dele na sala de casa, comprada após o fechamento do Movieland Wax Museum, onde ela ficou por anos em exposição na Califórnia, nos Estados Unidos.

Louco por guardanapos


Livro dos guardanapos de Tim Burton (Foto: reprodução)

Na mostra sobre o diretor, exibida no Museu da Imagem e do Som-SP, entre 2016 e 2017, os visitantes puderam ver noventa guardanapos desenhados por Tim Burton. Trata-se de um hábito antigo do diretor, que inspirou até um livro com curadoria dele mesmo: Things you Think About in a Bar (“Coisas que você Pensa em um Bar”, em tradução).

Michael Jackson quis ser Edward Mãos de Tesoura (e Tim Burton não o quis)


Johnny Depp como Edward Mãos de Tesoura (Foto: Reprodução)

Antes de escolher Johnny Depp, Tim Burton pensou em vários nomes para interpretar o seu personagem mais icônico nos cinemas: Tom Hanks, Jim Carrey e Tom Cruise chegaram a ser cogitados pelo diretor. Durante a pré-produção, diz a lenda que Michael Jackson teria se oferecido a interpretar Edward, mas não conseguiu convencer Burton que aquela seria uma boa ideia.

Casamento esquisito com Helena Bonham Carter


Helena Bonham Carter e Tim Burton (Foto: Getty Images)

Tim Burton e Helena Bonham Carter foram casados por 13 anos e tiveram dois filhos. No entanto, eles não viviam sob o mesmo teto. Na época, eles moravam num imóvel em Hampstead, Londres, no Reino Unido, onde duas casas eram separadas ligadas por um corredor. Para evitar que um se cansasse do outro, cada um tinha a sua própria morada. “Eu falo, ele ronca. Ele é insone e precisa dormir com a TV ligada. Eu preciso de silêncio. Estamos muito bem assim”, disse Helena em entrevista à Folha em 2010. 

Ele não dirigiu O Estranho Mundo de Jack


O Estranho Mundo de Jack (Foto: reprodução)

Por incrível que pareça, o cineasta não dirigiu a sua animação mais conceituada. Apesar de ter idealizado a históra, escrito o roteiro e desenhado os personagens, a história do esqueleto Jack Skellington precisou ser dirigida por Henry Selick, já que Burton estava ocupado com as gravações de Batman: O Retorno, em 1992.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários