Lista GQ: os canhotos geniais na música, no cinema e nos gramados – GQ

14

Sir. Paul McCartney é um dos canhotos icônicos presentes na nossa lista (Foto: Getty Images)

Você sabia que nesta terça-feira (13) é celebrado o Dia Mundial do Canhoto? Esta data foi comemorada pela primeira vez em 1976, mas só foi oficializada em 1996 por iniciativa do clube britânico Left-Handers Day Club, que lutava com o então “preconceito” que sofria por ter canhotos. Utensílios domésticos, instrumentos musicais e outros itens são, em sua maioria, adequados para destros.

+ Lista GQ: 5 jogadores-técnicos icônicos do futebol
+ Cinema ao ar livre volta a São Paulo com tela do tamanho de uma quadra de tênis

Contudo, em diversos segmentos, há gênios canhotos. É assim no música, no futebol e também nas artes. Quer um exemplo? Leonardo Da Vinci fazia parte deste time, que conta com apenas 10% da população humana. E ele é só um de vários ícones.

Aproveitamos a oportunidade para reunir cinco nomes históricos dos placos, telonas e gramados que são canhotos. Vamos a eles:

Música

Jimi Hendrix

Jimi Hendrix tocando em Nova Iorque, em janeiro de 1970 (Foto: Getty Images)

Este foi um revolucionário na forma de tocar guitarra (e não só isso, né?). Apesar de escrever e segurar o garfo com a direita, Hendrix invertia as cordas de sua guitarra (comum, dessas feitas para destros), adaptando-a para canhotos. 

Kurt Cobain

Kurt Cobain (Foto: Getty Images)

Um dos ícones dos anos 90 e maior nome do grunge, Kurt Cobain também era canhoto e ajudou a escrever a história do rock com o Nirvana. Curiosidade: quando ia para a bateria, às vezes usava a mão direita.

Paul McCartney

Paul McCartney (Foto: Getty Images)

Outro grande nome do rock ‘n roll também toca instrumentos de cordas –  incluindo seu baixo Höfner 500/1 – com a mão esquerda. Porém, quando assume a bateria, ele opta pela mão direita.

Edgard Scandurra

Edgard Scandurra no Rock in Rio de 2015 (Foto: Getty Images)

Esta fera do rock nacional começou a tocar guitarra com apenas 5 anos de idade é um dos maiores guitarristas brasileiros – além de mandar bem na bateria, piano, violino, entre outros. O autodidata opta por tocar sua guitarra com cordas invertidas e até hoje é membro do Ira!, além de ter seis discos solo e participações em outros grupos – como na banda cujo nome é criado por ele, o Ultraje a Rigor.

Phil Collins

Phil Collins mandando ver na bateria em 1972 (Foto: Getty Images)

Este faz tudo com a esquerda: toca bateria e escreve. Phill Collins ficou famoso por integrar a banda de rock progressivo Genesis e foi influenciado a ser canhoto por outros expoentes da música: os Beatles. Na juventude, os garotos de Liverpool eram os ídolos do londrino e assim, desde cedo, se acostumou com canhotos tocando.

Cinema

Lady Gaga

Lady Gaga (Foto: Getty Images)

Ela é cantora, mas fez muito sucesso no cinema recentemente com o filme Nasce uma Estrela. A canhota Lady Gaga venceu um Oscar na última edição da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na categoria Melhor Canção Original com Shallow.

Keanu Reeves

Keanu Reeves (Foto: Getty Images)

Este artista multifacetado que ganhou notoriedade (mesmo) na trilogia Matrix também é canhoto. Curiosidade: ao contrário do que você pensa, ele não é norte-americano. Keanu nasceu no Libano e morou parte de sua infância no Canadá. Como consequência disso, Reeves foi jogador de hóquei e era conhecido como Muralha por ser um ótimo goleiro.

Tom Cruise

Tom Cruise (Foto: Getty Images)

O Ethan Hunt da saga Missão: Impossível também salva o mundo com grande ajuda de sua canhota. Quer outra curiosidade do ator? Sabia que Tom Cruise já trabalhou como camareiro e ajudante de loja em Nova York para se sustentar antes de seu sucesso?

Angelina Jolie

Angelina Jolie (Foto: Getty Images)

A icônica atriz Angelina Jolie também é (mais) hábil com sua mão esquerda. Entre outras habilidades da artista, ela sabe pilotar aviões desde 2004 e tornou-se cidadã do Camboja no mesmo ano.

Flávia Alessandra

Flávia Alessandra (Foto: Reprodução: Instagram)

Um dos maiores nomes das artes cênicas brasileiras, a atriz também integra a equipe de canhotos famosos. Uma outra curiosidade da atriz: Flávia é formada em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e chegou a fazer jornalismo na mesma instituição.

Futebol

Messi

A canhota poderosa de Lionel Messi (Foto: Getty Images)

Dispensa apresentações. O maior gênio do futebol da atualidade (estamos abertos a discussões) tem uma canhota poderosa. Tanto na condução da bola, ou nos potentes chutes, o cara é um gênio e com certeza, um dos maiores nomes da história do esporte.

Maradona

Diego Armando Maradona na Copa do Mundo de 1986 (Foto: Getty Images)

Outro argentino que não precisa ser apresentado. Sua canhota mundialmente conhecida ajudou a seleção argentina a conquistar uma Copa do Mundo em 1986 e fez muito sucesso pelos clubes nos quais jogou, como Barcelona, Napoli e Boca Juniors.

Rivellino

Roberto Rivellino (Foto: Getty Images)

Um dos maiores nomes da famosa seleção brasileira de 70, Roberto Rivellino tem o apelido de Patada Atômica, e não por acaso. Além de ter um chute fortíssimo, era conhecido também pelo elástico, drible desconcertante que aplicava em seus adversários.

Rivaldo

Rivaldo (Foto: Getty Images)

O Ronaldo foi o grande nome do pentacampeonato mundial conquistado pela seleção brasileira masculina de futebol em 2002, mas sem a ajuda deste canhoto aqui, seria mais difícil. Rivaldo tinha pouca mídia na época em que jogava, mas muito futebol. Teve ótima performance em todos os clubes por onde passou, e a lista não é pequena: Palmeiras, Cruzeiro, Barcelona, Milan e São Paulo são alguns deles.

Robben

Arjen Robben (Foto: Getty Images)

Todo mundo sabia de sua jogada: “Ele vai cortar pra esquerda e bater”. Mas era muito difícil parar esta fera. O holandês marcou época na ponta direita do Bayern de Munique e da seleção de seu país. Recentemente Robben anunciou sua aposentadoria o que causou grande comoção na comunidade do futebol.

Acompanha tudo de GQ? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais,o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários