Nelson Mandela: 10 frases icônicas do líder sul-africano – GQ

8

Nelson Mandela (Foto: Getty Images)

Nelson Mandela completaria 101 anos nessa quinta-feira (18). De preso político a presidente da África do Sul, o ícone anti-apartheid foi um dos grandes personagens do século 20 e sua contribuição pela igualdade social e racial é celebrada até hoje, seis anos após sua morte. Para além de sua luta, Madiba, como era conhecido em seu país, foi também um pensador, que recebeu ao longo de seus 95 anos mais de 250 prêmios e condecorações, incluindo o Nobel da Paz em 1993. Faz sentido para um homem que, por toda a sua vida, compartilhou valiosas lições – seja em embargados discursos ou em sua autobiografia Longo Caminho para a Liberdade (Long Walk to Freedom). Abaixo reunimos 10 frases e pensamentos que mostram o lado imortal do líder sul-africano.

“Sou fundamentalmente otimista”

Sou fundamentalmente otimista. Se isso vem da natureza ou da criação, não sei dizer. Parte de ser otimista é manter a cabeça apontada para o sol, os pés se movendo para frente. Houve muitos momentos sombrios, quando minha fé na humanidade foi duramente testada, mas eu não iria e não podia me entregar ao desespero. Dessa forma, se estabelece a derrota e a morte.

“Coragem não é a ausência de medo”

Aprendi que coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem bravo não é aquele que não sente medo, mas aquele que o conquista.

Sobre “descansar em paz”

Quando um homem faz aquilo que ele considera ser sua função para seu povo e seu país, ele pode descansar em paz.

Verdadeiros líderes

Verdadeiros líderes devem estar prontos para sacrificarem tudo pela liberdade do seu povo.

Boa cabeça + bom coração

Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma combinação formidável.

Nelson Mandela (Foto: Getty Images)

“Ressentimento é como tomar veneno”

Ressentimento é como tomar veneno esperando que ele mate seus inimigos.

“Dinheiro não cria sucesso”

Dinheiro não cria sucesso; a liberdade ganha ganhá-lo, sim.

“Educação é a arma mais poderosa”

Educação é a arma mais poderosa que pode ser usada para mudar o mundo.

Sobre o impossível

Tudo parece impossível até ser feito.

Sobre dificuldades

Dificuldades quebram alguns homens, mas fazem outros. Nenhum machado é afiado o suficiente para cortar a alma de um pecador que segue tentando, armado com a esperança de que ele vá superar no final.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários