Nova lei na China criminaliza deepfakes – GQ

11

Deepfake (Foto: Getty Images/EyeEm)

O governo chinês anunciou nesta sexta-feira (29) uma série de novas medidas que tornam ato criminoso a publicação e veiculação de vídeo e áudio editados via inteligência artificial e realidade virtual (o chamado ‘deepfake’, conteúdo forjado de forma hiperrealista, que faz seu alvo parecer ter dito ou feito algo que não aconteceu de fato). Mais especificamente, qualquer deepfake que não seja rotulado de forma clara e visível como tal passa a ser considerado violação da lei.

+ Facebook passa a tornar propaganda politica mais transparente na rede social
+ Uma nova inteligência artificial abre espaço para a era da pornografia personalizada
+ A tecnologia está nos emburrecendo?

A lei entra em vigor no dia 1 de janeiro e tem escopo amplo: usuários de serviços de vídeo e áudio, assim como seus provedores, podem responder por conteúdo enganoso. Além disso, diferente de legislação similar aprovada pelo governo da Califórnia em outubro, não implica apenas seu uso para interesses políticos, mas sim pretende abraçar a tecnologia como um todo. A Administração de Ciberespaço da China fará o papel de fazer cumprir a nova legislação. 

A medida reforça uma conversa que já vem de alguns meses. Em setembro, um app para celulares chamado Zao permitia que usuários trocassem seu rosto com o de celebridades e personagens da TV. Não demorou para o sucesso do aplicativo – que chegou a ficar no topo da App Store chinesa por duas semanas – acendesse sinais vermelhos, tanto sobre a ética da manipulação digital quanto a segurança de dados pessoais.

“Com a adoção de novas tecnologias como os deepfakes na indústria de vídeos e áudios, o uso de conteúdo para perturbar a ordem pública e violar os interesses da população é um risco, criando problemas políticos e trazendo impacto negativo para a segurança nacional e estabilidade social”, diz comunicado oficial da administração, divulgado semana passada.

Acompanha tudo de GQ? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais,o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários