O Apple Watch Series 4 não quer ser só seu companheiro fitness: ele quer cuidar de você – GQ

6

Que wearables tais como smartwatches têm cavado seu próprio nicho entre fãs do esportes e praticantes da vida fitness, não é novidade. Mas a Apple quer dar um passo além, e fazer de seu novo Watch um companheiro também durante emergências. O Apple Watch Series 4, anunciado nesta quarta-feira (12) no Steve Jobs Theater em Cupertino, conta com uma série de tecnologias que ajudam em casos de acidentes e problemas físicos, parte de um esforço de enfiar o máximo de informação possível na telinha, mesmo no modo relógio.

O primeiro é o que  o diretor de operações Jeff Williams e sua equipe chama de “fall detection”. Um acelerômetro 8 x mais rápido embutido no relógio é capaz de entender quando seu usuário sofre uma queda. Não, ele não usa algum poder magnético para evitar o tombo, nem nada do gênero. A ideia é que o Series 4 seja capaz de oferecer ajuda o quanto antes: o display exibe uma notificação perguntando se deseja ligar para um serviço de emergência. Caso o gadget . “É uma função que esperamos que você nunca precise, mas é bom que ela exista”, diz Jeff.

+ O futuro dos smartwatches Android são baterias que podem durar uma semana
+ Este relógio fica no meio do caminho entre smartwatch e analógico

Além disso, um novo sensor elétrico instalado na coroa do Series 4, é capaz de fazer um cardiograma. A função adiciona uma camada extra aos sensores cardíacos já existentes, e podem detectar casos de fibrilação atrial – mas não todos dele, lembra Jeff. E, de novo, a ideia não é que o relógio seja capaz de salvar vidas. A informação que o sistema coleta pode ser organizado em um arquivo pdf em um app no seu iPhone e enviado para seu médico. O arquivo resultante tem válidade para um diagnóstico e a função já recebeu permissão do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, a primeira de seu tipo.

Jeff espera que o Series 4 seja “o guardão definitivo da sua saúde”, mas diz que usuários estarão seguros de uso indevido de dados. “Todas as informações de saúde e fitness passa por encriptação no device e na nuvem”, ressalta.

Apple Watch Series 4 chega a países selecionados no dia 21 de setembro, embora ainda não haja informações sobre lançamento no Brasil. O preço vai de US$ 399 a US$ 499.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários