O futuro gastronômico da Rússia está em São Petersburgo – GQ

9

Matilda Shnurova (Foto: A​nton Rudzat)

Em São Petersburgo, na Rússia, conhecemos Matilda Shnurova, uma mulher de educaçao modesta, formada em bioquímica, mas que, além de celebridade nacional, madrinha do balé e ícone da moda, agora é criadora de um restaurante que muda o cenário da gastronomia local.

+ Uma volta pela Nevsky, a principal avenida de São Petersburgo
+ O guia definitivo para você ter um lifestyle russo
+ Por dentro do bar mais cool de Moscou

Para os russos, Matilda não precisa de mais introdução. Ela é a metade de um dos super casais da Rússia. Seu par é o astro do rock, Sergey Shnurov, vocalista da popular banda de rock Leningrad. Seu restaurante, o CoCoCo, é numero 104 da lista do The World’s 50 Best Restaurants.

O Cococo nasceu em 2012 com um conceito revolucionário: repensar, representar e reorganizar a culinária russa, adquirindo produtos locais diretamente dos agricultores. Depois de três anos, o sucesso foi tanto que tiveram que mudar o restaurante para um local maior, agora situado em uma das zonas mais extravagantes da cidade.


Chef Igor Grishechkin, do CoCoCo (Foto: Victoria Dim)

Ele está dentro do Sofitel Hotel, em São Petersburgo, ao lado do Four Seasons, Astoria Hotel e perto do Grande Hermitage. Sobre a gastronomia russa, Russa Matilda, explica que, em primeiro lugar, os pratos costumam ser ricos em calorias por causa do clima frio.

As pessoas precisam dessa camada extra de gordura para se manterem aquecidas.  Tem sido assim desde o início dos tempos. É  semelhante à cozinha escandinava, mas com técnicas muito diferentes.


​Fabergé Egg (Foto: Bruna Amendola)

“Por causa de nossos longos invernos, temos uma longa história de preservação de alimentos, que é muito original e única para nós. Com frequência fementamos, secamos e conservamos os alimentos”, conta ela. Caso visite São Petersburgo, recomendamos que faça um passeio de barco, conheça o museu Heritage e não deixe de conhecer a culinária de Matilda.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários