O primeiro lançamento de um foguete feito em impressora 3D pode acontecer em 2021 – GQ

7

A meta da Relativity Space é lançar seu Terran 1 ao espaço em dois anos (Foto: Divulgação)

A SpaceX de Elon Musk tem um competidor no ramo de empresas disruptivas pensando em maneiras curiosas de escapar da atmosfera. Conheça a Relativity Space, de Los Angeles, que desenvolve o primeiro foguete do mundo feito quase completamente através de impressão 3D – incluindo motores e fuselagem. Seguindo a aquisição de um espaço temporário para lançamentos em Cabo Canaveral, Flórida, mais de 200 teste de propulsão e uma série de uma rodada de investimentos que rendeu US$ 140 milhões em aportes, a startup já tem uma meta fixa: lançar sua primeira missão comercial em 2021.

+ Esta nova versão do que seria um buraco negro também é um baita .gif
+ Onde será nosso primeiro passo em Marte? SpaceX e NASA podem ter as respostas
+ Qual peso governos têm em programas espaciais?

O objetivo da Relativity Space é, a grosso modo, o mesmo da SpaceX: cortar custos. No caso da startup, a solução encontrada é minimizar a presença humana na fabricação de espaçonaves, um processo que passou por poucas mudanças nos últimos 50 anos. Com impressão 3D de projetos já pré-definidos, muito do esforço in loco é automatizado. Além disso, a startup desenha espaçonaves com menos partes individuais e, portanto, lima outra parte de custo.

A equipe é formada por ex-funcionários da Blue Origin e da própria SpaceX e, por enquanto, se foca em apenas um veículo de médio a pequeno porte, o Terran 1 – é, os caras são fãs de StarCraft. Ele é fabricado através de uma série de impressoras 3D customizadas (chamadas Stargate) instaladas em seu complexo em Los Angeles. Segundo aponta o The Verge, a ideia é fabricar uma espaçonave do zero em 60 dias.

Até 2021 há ainda outros desafios que vão além da logística. É preciso, por exemplo, realizar com sucesso um lançamento de um Terran 1 completamente montado antes da primeira missão de fato.

Acompanha tudo de GQ? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais,o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários