O Yeezy de Kanye West foi um dos tênis mais vendidos de 2018 – GQ

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Kanye West é uma máquina de fazer dinheiro quando o assunto é tênis. Sua popularidade, seja pelos seus ótimos discos ou pelo seu posicionamento político e declarações controversas, faz com que os produtos desenvolvidos por ele sumam das prateleiras em pouco tempo.

Desde suas primeiras colaborações com a Bape, passando pela Louis Vuitton, Nike – onde o Yeezy teve seu início de fato – e, agora, adidas, o rapper americano é o responsável por alguns dos tênis mais desejados e hypados da cultura sneakerhead.

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Cobiçado como item de coleção e alvo de revendedores ao redor do mundo todo, o Yeezy Boost 350 V2 adentrou a lista dos sneakers mais vendidos de 2018. Mas como um tênis rotulado como edição limitada pode ser tão popular?

Após assinar com a adidas, Kanye West fez uma promessa: tornar o Yeezy acessível a todos, o que parecia muito duvidoso para seus fãs, principalmente com o aumento considerável das filas em dia de lançamento e pelo alto preço de revenda dos produtos oriundos dessa colaboração. Porém, em 2018, o excesso de oferta do tênis no mercado acarretou na sua popularidade, mas também fez com que diversos pares sobrassem nas prateleiras e lojas virtuais, inclusive no Brasil.

Yeezy Boost 350 V2 "Beluga" (Foto: divulgação)

De acordo com o especialista em varejo Matt Powell – responsável pela lista dos tênis mais vendidos no ano passado – “o excesso de estoque pode acabar com o mercado.”, uma vez que o apelo de exclusividade contido no produto diminui, o mesmo acontece com o desejo do consumidor. Powell ainda cita exemplos reais de marcas como Jordan e a própria adidas que tiveram o volume de vendas de seus produtos afetado diretamente pela produção demasiada e alerta: o mesmo pode acontecer com a linha de Kanye.

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A lista de Powell não leva em consideração o volume de vendas de cada calçado, mas a quantidade de dinheiro arrecadado por cada um. Enquanto alguns tênis da lista custam $65, o preço do Yeezy é de $220, o que abre uma certa vantagem em relação a seus concorrentes. Mesmo não sendo tão grande quanto as outras marcas em volume de vendas, a colaboração entre adidas e Kanye West teve seu lugar de destaque no último ano e o criativo cumpriu sua promessa.

Agora os Yeezys estão ao alcance de todos, ou ao menos daqueles que se dispõe a pagar R$1200 pelo tênis.

Fonte oficial: GQ

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