Onde (e como) comer as melhores pizzas de Nápoles – GQ

8

Uma pizza marguerita sendo preparada no balcão da Sorbillo, em Nápoles, uma das melhores pizzarias do mundo (Foto: Getty Images / Mario Laporta)

O melhor pedaço de pizza que você vai comer em toda a sua vida lhe espera em uma porta tacanha posta em uma caótica rua de Nápoles, no sul da Itália. Mas curiosamente não é porque a cidade carrega a fama de ser o berço da receita exportada ao mundo que a pizza por lá é acompanhada por pompas e circunstâncias. Por essência, pizzas são democráticas – e é exatamente assim que elas são oferecidas no país, do jeito mais simples e ordinário possível.

+ Quais são as cinco melhores pizzas do mundo
+ Canadá tem a pizza mais cara do mundo
+ Conheça as peculiaridades da pizza mais tradicional da Itália

O caráter informal é a regra das pizzarias de Nápoles. Uma vez diante da pizza, que é individual e cobre toda a superfície de um prato maior do que o convencional, não se acanhe. Italianos usam garfo e faca para cortá-la em pedaços menores, mas todo o resto é feito com as mãos.

A simplicidade dos restaurantes se reflete em mesas sem toalhas e todas as bebidas servidas em copos descartáveis (sim, até o vinho entra nessa). Também não se assuste se você tiver que dividir a mesa com estranhos. Casais costumam ser alocados juntos em mesas para quatro pessoas. Tudo sempre compondo uma estética altamente informal.

As pizzarias mais badaladas não aceitam reservas. É necessário se apresentar a um anfitrião, que lhe dará uma senha ou anotará seu nome (a espera, em geral, é de uma hora). No entanto, há sempre opções de pedido para viagem.

Há uma extensa lista de pizzarias que valem a visita em Nápoles, o que faz crer que qualquer pizza, em qualquer bairro, tem seu valor e não irá decepcionar. Aqui, no entanto, estão as três opções que brigam entre si pela alcunha de melhor pizza da cidade.

Da Michele

Costumeiramente chamada de melhor pizza do mundo, a marguerita do Da Michele custa 5 euros (Foto: Getty Images)

O dado de que L’antica Pizzeria Da Michele inaugurou há 149 anos talvez indique o quão familiarizados com pizzas eles estão. O menu? Marguerita e marinara, e só. O molho de tomate espesso e bem temperado sobre massa finíssima mas ainda assim macia formam a base para uma das melhores pizzas da cidade (ou do mundo?). A opção mais cara, a marguerita com o dobro de muçarela, sai por 5 euros.

Quem passa em frente à L’antica Pizzeria Da Michele não imagina que aí se faz a melhor pizza do mundo (Foto: Renato Machado)

Sorbillo

A pizza da Antica Pizzeria Gino Sorbillo, uma das mais disputadas de Nápoles (Foto: Renato Machado)

É a popstar das pizzarias tradicionais napolitanas. Por mais que seja um endereço com cara de restaurante convencional, a Antica Pizzeria Gino Sorbillo mantém a tradição local de baixo preço e serviço simples. O cardápio robusto agrada a quem busca opções com embutidos ou outros tipos de queijo. Se a fome for maior que a fila, a sugestão é andar dez metros até o take-away de pizza frita da Sorbillo – que serve essa modalidade irresistível com ricota, bacon, muçarela, tomate e pimentão.

O mais difícil da Antica Pizzeria Gino Sorbillo, em Nápoles, é entrar (Foto: Renato Machado)

Di Matteo

Uma pizza para viagem da Antica Pizzeria e Friggitoria Di Matteo, em Nápoles (Foto: Getty Images / Leisa Tyler)

Salvatore Di Matteo é o pizzaiolo que hoje comanda o quase secular negócio da família. Além de um cardápio tradicional, a Antica Pizzeria e Friggitoria Di Matteo oferece as criações de Salvatore que venceram competições internacionais. A Ripieno (ricota, muçarela e uma espécie de torresmo), campeã da Pizza World Cup em 2011, sai por 7 euros. Por ficar aberta o dia todo, diferentemente da vizinha Sorbillo, a Di Matteo é opção para quem não segue horários convencionais – a partir das 15h dificilmente você irá se deparar com filas para conseguir uma mesa.

Por seu horário mais flexível, a Antica Pizzeria e Friggitoria Di Matteo, em Nápoles, atrai muita gente (Foto: Renato Machado)

Acompanha tudo de GQ? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais,o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários