Oscar 2019: O que você precisa saber para dominar a conversa de bar – GQ

21

Neste domingo (24), acontece a 91ª edição da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas, mais conhecida como Oscar. Sabemos que a rotina corrida nem sempre permite assistir a todos os filmes ou acompanhar todas as novidades acerca da cerimônia. Por isso, fizemos um compilado das informações mais importantes que você precisa saber para não passar vergonha na mesa de bar deste final de semana:

O QUE MUDA NA CERIMÔNIA

Pela primeira vez na história, a Academia transmitirá o tapete vermelho pelo Twitter, a partir das 20h30. A premiação será transmitida pela TV aberta, na Rede Globo após BBB, e pela TV por assinatura, na TNT, a partir das 20h30.

E, após polêmicas envolvendo o comediante Kevin Heart, que teve tuítes homofóbicos trazidos à tona, a ABC confirmou que a celebração não terá apresentador fixo em 2019.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS FILMES

Neste ano, oito longas foram indicados na categoria de Melhor Filme. Para recuperar a audiência perdida nos últimos anos, a Academia preferiu indicar obras aclamadas pelo grande público. Segue lista com uma cola para arrasar seus amigos na conversa.

“Pantera Negra”, direção de Ryan Coogler

Onde assistir? Telecine Play
Por que tem chances de ganhar? Além do sucesso de bilheteria, arrecadou mais de 1,3 bilhões de dólares no mundo inteiro, é um marco para representatividade negra na história do cinema. 100% do elenco principal é negro.

“Infiltrado na Klan”, Spike Lee

Onde assistir? Em exibição nos cinemas
Por que tem chances de ganhar? Baseado na autobiografia homônima de Ron Stallworth, a produção levanta questões sobre racismo ao contar a história de um policial infiltrado na organização Ku Klux Klan. O tema geralmente atrai atenção da crítica, além da importância da obra por diretor e protagonista negros. Livros adaptados são também outro

“Roma”, Alfonso Cuarón

Onde assistir? Netflix
Por que tem chances de ganhar? A precisão do cinema de Alfonso Cuarón é algo por si só notável. Junto a isso, a história comovente de uma babá de uma família de classe média alta. Temos uma obra digna de prêmios.

“Bohemian Rhapsody”, Bryan Singer

Onde assistir? Em exibição nos cinemas
Por que tem chances de ganhar? A cinebiografia de Freddie Mercury, apesar de focar demais na história do Queen e ignorar diversos aspectos pessoais da vida do cantor, arrastou multidões para o cinema. Mesmo com falhas de roteiro, sem dúvidas é um dos favoritos do público. A escolha do Oscar pode ser guiada pela opinião geral para gerar aproximação.

“A Favorita”, Yorgos Lanthimos

Onde assistir? Em exibição nos cinemas
Por que tem chances de ganhar? Um filme que inverte os valores do patriarcado, num contexto de feminismo, pode abocanhar o prêmio. A trama se passa no século 18, num universo feminino em que os homens são substituíveis. A temática dialoga bem com o tempo atual.

“Green Book: O Guia”, Peter Farrelly

Onde assistir? Em exibição nos cinemas
Por que tem chances de ganhar? Ainda que envolto de polêmicas, a história do pianista Don Shirley, que cruza os EUA acompanhado de seu motorista e amigo Tony Lip, foi coroada pelo Globo de Ouro. Para a família de Shirley, o filme “passa pano” para os brancos, resta saber se o Oscar também torcerá o nariz para isso.

“Nasce uma Estrela”, Bradley Cooper

Onde assistir? Em exibição nos cinemas
Por que tem chances de ganhar? Sob temas atuais da cultura pop, o primeiro trabalho de Bradley Cooper como diretor emociona pelos motivos corretos. A história manjada evita clichês. O trunfo é a inesperada atuação excelente de Lady Gaga.

“Vice”, Adam McKay

Onde assistir? Em exibição nos cinemas
Por que tem chances de ganhar? A figura misteriosa de Dick Cheney, ex-presidente dos EUA durante administração de George W. Bush, é explorada de forma não-linear por McKay. A comparação com o vice-presidente atual, Mike Pence, é inevitável. Talvez esse fato político valha a estatueta.

+ Experimente o Amazon Prime Video com desconto
+ 3 sugestões para atualizar o Oscar
+ Cineasta brasileiro indica apostas para o Oscar 2019

QUEM COMANDA A MÚSICA

Por ter dois musicais indicados — “Nasce Uma Estrela” e “Bohemian Rhapsody” —, e por querer conquistar a audiência, o clima deste ano será atipicamente musical. O Queen abre o espetáculo com Adam Lambert nos vocais, celebrando o sucesso do longa e a carreira da banda. Lady Gaga e Bradley Cooper também marcam presença com o carro-chefe da trilha sonora, “Shallow”. Jennifer Lopez, Pharrell Williams e Jennifer Hudson também devem subir ao palco. Poderia ser um Grammy.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários