Paraquedista voa em casa com balões como no filme “Up – Altas Aventuras” – GQ

11

O atleta paraquedista Luigi Cani transformou em realidade a história do filme “Up- Altas Aventuras”. Nele, Carl Fredricksen é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa. Após um incidente, ele é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado. Para evitar que isto aconteça, ele põe balões em sua casa, fazendo com que ela levante voo.

“Quando assisti ao filme pela primeira vez surgiu o desejo de realizar esse projeto. Hoje eu consigo ver a importância dos sonhos, mais do que quando era criança, porque muitos deles se realizaram. Acredito que nos sonhos acessamos lugares inconscientes que têm a ver com a nossa essência, e acordamos inspirados. E este é o projeto que eu estou fazendo com uma conexão mais forte com o sonhar”, diz Luigi.

O paraquedista Luigi Cani realizou o sonho de Up - Altas Aventuras (Foto: Divulgação)

E a aventura se concretizou no dia 22 de outubro na cidade de São Pedro, interior de São Paulo, com uma equipe de cerca de 66 pessoas, entre técnicos, produtores, profissionais de diversas áreas e voluntários. Luigi contou também com a experiência do piloto de balão Feodor Nenov. “Para realizar este projeto tínhamos dois desafios: ter equipamentos adequados para a engenharia exigida e ter condições meteorológicas adequadas, tivemos tudo isso. As condições de tempo foram excepcionais, na noite de lua cheia, céu limpo, zero de vento, visibilidade total e conseguimos pousar os balões e a casinha no aeroporto de São Pedro como planejamos” relata o piloto.

A construção da casinha exigiu criatividade e conhecimento técnico, pois teria que ter equilíbrio, segurança, ser resistente e ao mesmo tempo leve. Para isso, Luigi contou com a experiência do profissional de efeitos especiais em TV e cinema de Gilsom Figueiredo que construiu a casa e cuidou do enchimento dos balões. “Nossa primeira conversa aconteceu há três anos, mas como produtor estou acostumado a receber encomendas inusitadas. Logo pensei que o fator mais delicado seria o peso da casa, mas o resto foi diversão”, conta ele. A casa vazia pesa 120 kg, dentro dela foram colocados uma cama e um lavabo, como no filme. O peso de Cani e o paraquedas somaram um total de 210 kg. Cada balão é capaz de fazer voar até 339 gramas de peso. Ao todo foram quase mil balões de latéx resistente preenchidos por 42 cilindros de gás hélio.

O paraquedista Luigi Cani realizou o sonho de Up - Altas Aventuras (Foto: Divulgação)

Para encher os balões, foram convidados voluntários do batalhão de tiro de guerra de São Pedro e profissionais de festas que já tem experiência em enchimento de balão. Foram 10 estações de preenchimento que trabalharam durante 4 horas. “Tivemos que criar todos os processos do zero, ninguém ali fez uma casinha voar com balões de festa antes. Trabalhamos a noite e fizemos uma ordem de produção para não enrolar as mil linhas.” diz Luigi

A casinha voadora tinha uma linha de 150 metros presa a um balão de ar quente para que pudesse descer depois do voo, “Desde o início tivemos esta preocupação com a preservação do meio ambiente e o respeito às regras do espaço aéreo, como é algo inédito precisaríamos prever qualquer incidente” destaca Luigi.

O voo foi um sucesso, tudo correndo dentro do previsto.

Fonte oficial: GQ

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Sixth Sense.

Comentários